Exposição em Belo Campo une o zona rural à cidade e gera renda para população

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Expo Belo Campo é evento agropecuário que já se consolidou como o primeiro no País realizado dentro da cidade, ocupando ruas e avenidas.
Expo Belo Campo é evento agropecuário que já se consolidou como o primeiro no País realizado dentro da cidade, ocupando ruas e avenidas.

Prestes a completar 60 anos de emancipação política na próxima terça-feira (22/02/2022), o município baiano de Belo Campo, a princesinha do Sudoeste, vive desde a quarta-feira (16) dias de festa com a realização da Expo Belo Campo, evento agropecuário que já se consolidou como o primeiro no País realizado dentro da cidade, ocupando ruas e avenidas. “Essa exposição é fantástica”, disse entusiasmado o secretário estadual da Agricultura, João Carlos Oliveira da Silva, analisando que “é um verdadeiro casamento da cidade com o campo, onde a população pode compreender a importância do campo e em especial da agricultura familiar”. Ele destacou ainda que a exposição gera riqueza e o intercâmbio de informações técnicas.

E o prefeito da cidade, José Henrique Tigre (Quinho), que é também vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), viu a exposição transformar-se nesse sábado (9) num verdadeiro centro político, recepcionando as visitas do senador Otto Alencar, diversos deputados estaduais e federais, mais de 30 prefeitos da região, além dos secretários estaduais da Agricultura e o da Educação, Gerônimo Rodrigues.

Ao conceder entrevista à mídia, ao lado de Otto Alencar, o prefeito confirmou a expectativa de movimentar negócios da ordem de R$ 15 milhões, com os leilões de gado de corte e de leite e com os estandes de produtos e incrementos para a agropecuária. Ele relatou que o leilão realizado na noite de sexta-feira (18) colocou à venda mais de 1.200 bovinos de corte, de apurada genética de criadores de sete estados brasileiros, com exemplares avaliados em até 500/600 mil reais. Quinho finalizou sua fala revelando que no dia do aniversário da cidade vai anunciar obras no valor de R$ 35 milhões, com recursos próprios e de emendas parlamentares.

Para o senador Otto Alencar, o sucesso da 2ª Expo Belo Campo não é novidade, “porque conheço a capacidade laborativa, administrativa e de organização do prefeito Quinho”. Segundo o senador, “eventos como esse só fortalecem a agropecuária, responsável pela geração de 38% dos empregos no estado”. Depois, ao lado do prefeito anfitrião, Otto visitou todos os espaços da exposição e assistiu também a Terceira Copa de Marcha de cavalos Mangalarga Marchador, realizada na Praça Tiradentes, também chamada de Praça de Zena. Mais 100 animais, belíssimos e imponentes exemplares da raça, foram inscritos para a competição.

Para chegar ao local o caminho é a Rua Vicente Vieira, onde foram organizadas as baias para bovinos e equinos, defronte das residências cujos moradores apoiaram a ideia e viram a oportunidade de faturar uma grana extra. É o caso da operadora de caixa Taíse Araújo e sua cunhada Cassia Lopes, que transformaram a frente da casa numa atrativa lanchonete, oferecendo salgados, lanches, bebidas diversas e até café da manhã para atender aos trabalhadores da exposição. E ao longo da rua muitos comerciantes se instalaram, criando o que foi batizado como “passarela do álcool”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.