Documentário ‘Cena Investigada’ é lançado por Luiz Buranga; Obra fílmica é inspirada no livro ‘Mar Me Quer’, de autoria de Mia Couto

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Documentário 'Cena Investigada' é resultado do produção do ator e diretor Luiz Buranga que há tempos vem se debruçando sobre o trabalho do ator na construção da cena através da narrativa do espetáculo solo.
Documentário 'Cena Investigada' é resultado do produção do ator e diretor Luiz Buranga que há tempos vem se debruçando sobre o trabalho do ator na construção da cena através da narrativa do espetáculo solo.

Neste domingo (20/02/2022) ocorre o lançamento no YouTube do documentário ‘Cena Investigada’. A obra é resultado do projeto de pesquisa que denomina o documentário. O filme é, também, base para construção de outra obra, denominada ‘Vizinhos do Mar’, cuja produção é uma iniciativa do ator e diretor Luiz Buranga e foi livremente inspirado no conto ‘Mar Me Quer’, de autoria do escritor moçambicano Mia Couto (António Emílio Leite Couto).

O estudo realizado e o documentário produzido têm o propósito de conduzir a sociedade, profissionais, estudantes e pesquisadores da cena teatral para imergir no universo da investigação dos processos de  criação cênica: construção da personagem, visagismo, cenografia, figurino e luz a partir das vivências da comunidade pesqueira entrevistando e coletando histórias de pescadores sobre suas crenças e seus costumes, condição de trabalho  com o pensamento de corporificar a dramaturgia em imagens da obra do escritor moçambicano. Ao final do projeto, baseado em todos esses elementos, o material ficará disponibilizado para estudos futuros e práticas artísticas.

Luiz Buranga, idealizador do projeto, explica que ele é importante por ser resultado de “uma pesquisa que tem como base a investigação para a construção do espetáculo onde é evidenciado o processo da construção da cena, partindo da  criação e decomposição do texto para a  pesquisa de campo com entrevistas, escolhas de materiais, texturas, cores que farão parte da visualidade cênica do espetáculo”.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A exibição de lançamento do vídeo documentário Cena Investigada será às 20h, no canal do ator diretor Luiz Buranga, no Youtube.

Agenda

O quê? Vídeo documentário: processo de investigação e construção dos elementos cênicos visuais do espetáculo solo Vizinhos do mar.

Quando? estreia em 20/02/2022

Que horas? 20h

Onde? Canal do youtube do ator Luiz Buranga

Informações? @burangaator

Cancelamento da estreia do documentário Cena Investigada

O documentário Cena Investigada que seria lançado às 20h deste domingo foi cancelado devido a razões técnicas. Em breve, divulgaremos uma nova data para o lançamento da obra.

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura Palma da Mão/PABB) via lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.