Conheça riscos de expor animais a altas temperaturas no verão

A intermação em pets é uma resposta sistêmica, causada por disfunções orgânicas, dentre elas a hipertermia.
A intermação em pets é uma resposta sistêmica, causada por disfunções orgânicas, dentre elas a hipertermia.

O verão brasileiro é conhecido por alcançar altas temperaturas. Se para os seres humanos pode gerar momentos de desconforto, os pets podem sofrer ainda mais com o calor excessivo. Isso porque os animais, geralmente, são mais sensíveis e não conseguem regular internamente a temperatura corporal.

A intermação é uma resposta sistêmica, causada por disfunções orgânicas, dentre elas a hipertermia. Nos pets, esta condição pode ocorrer quando são submetidos a ambientes muito quentes, como passeios ao ar livre com muita exposição solar, ou recentes casos em que cães foram resgatados dentro de automóveis.

“Um carro fechado vira uma estufa; em nenhuma hipótese o tutor deve deixar o bichinho preso ali dentro, ainda que seja por pouco tempo. Pode ser fatal”, alerta Aline Quintela, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Unime.

Ainda de acordo com a médica veterinária, isso ocorre porque, diferente dos seres humanos, os animais não realizam a autorregulação da temperatura, através da respiração. “Os pets transpiram através da boca e dos coxins, as almofadinhas das patas. Sempre orientamos a passear ou levá-los para as necessidades fisiológicas antes das 9h da manhã e depois do pôr do sol”, diz Aline.

As principais razões que levam ao aumento significativo da temperatura corpórea são exposição aos raios solares por muito tempo, exercícios físicos intensos em dias quentes e ficar em um local quente e abafado, com pouca ventilação. A médica veterinária explica como ocorre o processo de transpiração nos pets.

“Os cães e gatos praticamente não transpiram, e muitos possuem uma camada avantajada de pelos. Importante entender que eles trocam o calor com o ambiente por meio da boca e focinho, não têm glândulas sudoríparas. Se o ambiente também estiver quente, eles não realizam esta troca de forma saudável, o que resulta no acúmulo de calor.

Além disso, outros fatores também podem contribuir para que o animal tenha dificuldade de dissipar o calor, como a obesidade, obstrução das vias aéreas superiores e doenças cardíacas que diminuem o volume de sangue bombeado para o corpo e, consequentemente, impedem a troca de calor pela pele. Animais que possuem a pelagem escura absorvem mais o calor e sofrem mais debaixo do sol.

Para finalizar, a coordenadora cita os sinais de atenção que devem ser observados pelos tutores. “Se os animais estiverem expostos ao calor ou mesmo dentro de casa, mas se o dia estiver mais quente do que o normal, precisamos ficar atentos a respiração muito ofegante, desmaios, andar desequilibrado e até convulsões”, alerta, reforçando que o especialista deve ser procurado.

“A qualquer um desses sinais, contate um médico veterinário. Casos graves podem chegar a óbito”, conclui.

Unime

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Unime.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.