Vereador Edvaldo Brito questiona aumento do IPTU de imóveis de Salvador praticado pelo Governo Bruno Reis

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vereador Edvaldo Brito.
Vereador Edvaldo Brito.

O vereador Edvaldo Brito (PSD) chama a atenção para a legalidade do reajuste anunciado de quase 11% no valor do IPTU da capital baiana. Segundo o vereador, a lei determina que o prefeito é obrigado a mandar para a Câmara Municipal um projeto com a planta genérica de valores no primeiro ano do seu mandato. Isso não foi feito pelo prefeito Bruno Reis, apesar de Brito ter enviado requerimento, aprovado pela Câmara, pedindo a planta genérica determinada por lei e não ter obtido qualquer resposta. “Com a planta genérica, não haveria aumento linear, como foi anunciado”, esclarece o vereador.

“Poderia até nem ter aumento para todos, pois há imóveis que não tiveram alteração de valor, nem para cima, nem para baixo. Uma coisa é a base de cálculo que poderá variar com a planta genérica. Outra coisa é o efeito da alíquota linear”, complementa. Brito conclui informando que, do ponto de vista jurídico, a falta da planta genérica pode invalidar o reajuste anunciado e já estamos no segundo ano do mandato do prefeito, o que contraria a lei ao não enviar a informação para a Câmara.

“Espero que, caso haja realmente o aumento, seja respeitada a minha emenda que determina a taxa de isenção. Ou seja, a mesma percentagem do aumento aplicada na faixa de isenção de todos os contribuintes carentes”, ressalta o vereador.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.