
Em visita ao Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias do Senai Cimatec Salvador, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, conheceu nesta terça-feira (18/01/2022), o Latin American Quantum Computing Center (LAQCC), primeiro Centro de Computação Quântica da América Latina, instalado no Senai Cimatec da avenida Orlando Gomes.
Com o objetivo de disseminar a tecnologia quântica no país, o LAQCC visa impulsionar a capacitação de mão de obra e incentivar pesquisas científicas nas mais diversas áreas, a exemplo de química e biologia. Facilitando a formação de pesquisadores, programadores, engenheiros e técnicos como uma das bases para consolidação de um ecossistema de computação quântica nacional e internacional.
“Tive a oportunidade de conhecer a estrutura do Cimatec e fiquei encantado com toda tecnologia dos supercomputadores que temos a disposição do desenvolvimento. É uma estrutura de primeiro mundo a disposição da indústria para experimentos e desenvolvimentos de novas tecnologias. São tecnologias de segurança industrial, automotivas e de saúde que estão inseridas no nosso dia a dia” ressalta Leal
O titular da SDE, Nelson Leal, finaliza reconhecendo a importância da parceria pública e privada para o crescimento da Bahia “o Senai Cimatec é um importantíssimo parceiro da indústria e nos da SDE, representantes do governo do Estado, queremos ampliar nossas parcerias e dessa forma, proporcionar uma industrialização do interior do estado de forma eficiente e sustentável com o melhor que a tecnologia pode nos adequar”
“A SDE, a secretaria que cuida do desenvolvimento econômico literalmente do nosso estado, para que a gente possa ter essa interatividade, ter a oportunidade de discutir novos projetos, atrações de investimento, tendo o conhecimento amplo do Senai Cimatec que está muito mais capacitado, que nenhum estado tem no nível que nós temos hoje. Então a medida que nós trabalhamos juntos, temos parceria, temos cumplicidade e que todos os entes da SDE, Secretário e sua equipe conhece a fundo todas as nossas competência fica muito mais fácil essa interatividade e essa atração de investimentos e suas conquistas”, disse o presidente da Federação das Industrias da Bahia, Ricardo Alban.
O secretário Nelson, ao lado do presidente da FIEB, Ricardo Alban, do Coordenador de Projetos do SENAI CIMATEC (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), Walter Pinheiro, do superintendente da SDE, Paulo Guimarães, conheceu as estruturas do Lean Manufacturing (Fabrica Modelo 4.0), também visitou o Centro de Competência em Robótica e Automoção e o Centro de Supercomputação, Laboratório de Microeletrônica, ISI de Saúde.
O Senai Cimatec é um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias da robótica autônoma aos sistemas de saúde, computação quântica e inteligência artificial, totalizando 44 áreas de atuação em sua estrutura educacional e pesquisa.
SENAI CIMATEC e Atos lançam o primeiro centro de computação quântica no Brasil
Em 5 de maio de 2021, o SENAI CIMATEC, instituição referência em educação, pesquisa e inovação, e a Atos, líder global em transformação digital, estão lançando o primeiro centro de computação quântica no Brasil, o Latin America Quantum Computer Center (LAQCC).
O LAQCC visa disseminar a tecnologia quântica no país, impulsionar a capacitação de mão de obra e incentivar pesquisas científicas nas mais diversas áreas, como química e biologia. Além disso, também vai facilitar a formação de pesquisadores, programadores, engenheiros e técnicos como uma das bases para consolidação de um ecossistema de computação quântica nacional e internacional.
O Centro de Supercomputação do SENAI CIMATEC é capaz de realizar estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada. Além disso, o LAQCC fará parte de uma rede mundial de uso e pesquisa em computação quântica e será o ponto de partida para o desenvolvimento de ensaios teóricos, provas de conceito, simulações, além de ser utilizado como plataforma de treinamento dos pesquisadores nesta nova tecnologia.
“O SENAI CIMATEC foi a primeira instituição voltada para Quantum Computing Technology – QCT na Bahia e uma das poucas em âmbito nacional. Com a parceria da Atos, estamos nos lançando como um novo player no desenvolvimento científico e tecnológico do disruptivo ramo da Computação Quântica”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Peter Andrade.
Impacto da computação quântica no Brasil
O Latin America Quantum Computing Center confere ao SENAI CIMATEC e parceiros destaque internacional no setor de computação avançada e cumprirá um papel importante de difusão tecnológica para empresas, governos e academia. Desta forma, o centro será um importante aliado ao desenvolvimento contínuo da ciência, tecnologia e inovação no país.
“A aplicação dessa tecnologia [computação quântica] está sendo cada vez mais requisitada. Com soluções nesse sentido, pesquisas dos mais diversos segmentos serão aceleradas e se tornarão mais assertivas”, diz Luis Casuscelli, diretor de Big Data e Security da Atos América do Sul. Segundo o executivo, esse avanço é possível por conta da integração entre tecnologia quântica e os supercomputadores, máquinas de alto desempenho (High Performance Computing, HPC, em inglês).
Com velocidade de processamento e capacidade de memória milhares de vezes superiores aos computadores comerciais, os supercomputadores são capazes de efetuar cálculos complexos e tarefas extensas e intensivas. Nesse sentido, o avanço dessa tecnologia, juntamente com a computação quântica, beneficiará áreas que lidam com grande volume de dados, como medicina, meteorologia, química, física, petróleo e gás, energia, setor financeiro e políticas públicas.
O simulador quântico mais potente do Brasil
Durante a cerimônia inaugural, ocorreu o lançamento do Quantum Learning Machine (QLM), o simulador mais potente do Brasil que permite a criação de algoritmos quânticos de grande capacidade. O simulador será utilizado pelo CIMATEC no desenvolvimento de pesquisas.
O simulador, que foi batizado de CIMATEC KUATOMU (Quantum em Iorubá), usará um hardware clássico de supercomputação e poderá simular sistemas e algoritmos quânticos de até 35 qubits. Com ele, pesquisadores e cientistas terão acesso à tecnologia que, assim como o centro, ficará alocada na sede do SENAI CIMATEC, em Salvador.