Rainer Zitelmann desmistifica argumentos anticapitalistas em novo livro

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Rainer Zitelmann escreveu livro 'O capitalismo não é o problema, é a solução'.
Rainer Zitelmann escreveu livro 'O capitalismo não é o problema, é a solução'.

Após a crise financeira de 2008, alastrou-se entre intelectuais e políticos o entendimento de que haveria no capitalismo de mercado contradições e malefícios que não poderiam ser superados senão por meio de intervenções estatais mais profundas na economia.

Em ‘O capitalismo não é o problema, é a solução’, lançamento da editora Almedina Brasil, o doutor em história e sociologia, Rainer Zitelmann desmistifica argumentos anticapitalistas. Ele demonstra com dados históricos que um sistema com uma abundância de elementos capitalistas resulta na prosperidade e, consequentemente, no bem-estar da maior parte da população inserida neste sistema.

Tradução inédita no Brasil, o livro estrutura-se em 12 capítulos, através dos quais o autor trata da trajetória de alguns países que são comumente adotados como representantes de diferentes sistemas econômicos.

Passando por China, Alemanha, Venezuela e Suécia, entre outros, oferece exemplos tanto de reformas pró-mercado quanto de políticas de intervenção estatal e analisa criticamente as consequências reais de ambas, oferecendo ao leitor uma ilustração dos efeitos positivos do livre mercado.

Esta edição brasileira contém um capítulo inédito que traça um panorama histórico e econômico de 28 anos do Brasil, desde o início do governo Collor até o final do governo Temer.

Sobre o autor

Rainer Zitelmann, natural da Alemanha, estudou história e ciências políticas, graduando-se com doutorado summa cum laude em 1986. É também doutor em sociologia desde 2016. Lecionou na Universidade Livre de Berlim de 1987 a 1992, foi editor-chefe da Ullstein-Propyläen e editor de seção do Die Welt, ambos grandes nomes alemães, e fundou a própria empresa, a Dr. ZitelmannPB. GmbH. É autor de mais de 20 livros sobre história e sociologia, inclusive sua própria dissertação de doutorado e desenvolvimentos de seus estudos a respeito da psicologia dos super-ricos como The Rich in Public Opinion e Dare to Be Different and Grow Rich.

Sobre a editora

A Almedina Brasil é um projeto de cooperação científica e cultural que visa levar a estudantes, professores e profissionais o pensamento e a prática de quem aposta na expressão do conhecimento, e transmite a cultura através dos livros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.