‘Parque das Dunas’ é opção de lazer e pesquisa em Salvador

Parque Municipal das Dunas é uma reserva natural com área de seis milhões de metros quadrados, entre os bairros de Itapuã e Praia do Flamengo.
Parque Municipal das Dunas é uma reserva natural com área de seis milhões de metros quadrados, entre os bairros de Itapuã e Praia do Flamengo.

Excelente opção de lazer e pesquisa, o Parque Municipal das Dunas é uma reserva natural com área de seis milhões de metros quadrados, entre os bairros de Itapuã e Praia do Flamengo e está aberto para visitação em Salvador. Último remanescente de dunas, lagoas e restinga, a reserva é um santuário com 13 lagoas perenes e várias intermitentes, conta com mais de mil espécies de flora e mais de 200 espécies de fauna, algumas nativas e outras migratórias.

No local pode ser encontrado, por exemplo, o calango-do-abaeté (Glaucomastix abaetensis), que está no livro vermelho dos animais ameaçados de extinção. Ele é conhecido pela beleza da cauda, com uma tonalidade verde-azulada que atrai olhares. Também estão presentes animais como jacarés, iguanas, corujas, ouriços-cacheiros e cágados, além de aves diversas.

O parque, que também é reconhecido como maior parque ambiental urbano do país, é gerenciado pela Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS) e apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS). O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, e no sábado, de 8 às 13 horas. A entrada ocorre mediante agendamento, através do WhatsApp (71) 98888-0108 ou pelo perfil do Instagram @parquedasdunassalvador.

A sede administrativa está situada na Praia do Flamengo, na Rua José Augusto Tourinho Dantas, 1.001. O local dispõe de salas de aula, herbário, auditório, laboratório para pesquisas científicas, minhocário e horto de restinga, entre outras instalações. Ao chegar no parque, os visitantes se preparam para uma aula em campo e, em seguida, são convidados para o auditório, onde aprendem um pouco sobre a fauna e flora.

“Além disso, nós estamos com grandes projetos para 2022. O visitante que chega ao parque hoje faz a trilha interpretativa intitulada Conhecer para Conservar, porque as pessoas só conservam o que conhecem, e nessa trilha as pessoas veem a fauna e a flora ao vivo”, conta o presidente e idealizador da Unidunas, Jorge Santana.

Atualmente, o local recebe uma média de seis mil visitas mensais, número pouco abaixo do que era registrado antes, devido aos cuidados para a contenção da Covid-19. No ano passado, a Unidunas registrou uma média de 79 mil visitantes.

Reconhecimento

O Parque das Dunas foi criado em 1994 e em 2014 foi reconhecido internacionalmente, quando recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA-Unesco). O título, renovado em 2019, reconhece entidades de preservação da diversidade biológica e que promovem atividades de pesquisa, monitoramento ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações.

Em 2020, o Parque recebeu o Prêmio Muriqui, considerado o Oscar do meio ambiente. O prêmio reconhece os trabalhos de preservação, educação ambiental e sustentabilidade realizados pela instituição. Com o reconhecimento internacional, O Parque das Dunas foi convidado pela ONU e Unesco, através da RBMA, a participar da campanha “Década da ONU de Restauração de Ecossistemas”.

“Uma das nossas missões, como parte do nosso movimento: Restaure o Planeta, está sendo fazer o replantio de 25 mil mudas de plantas do ecossistema de restinga e do bioma Mata Atlântica na cidade de Salvador, e em todo o estado da Bahia”, acrescenta Santana.

'Parque das Dunas' em Salvador.
‘Parque das Dunas’ em Salvador.
'Parque das Dunas' em Salvador.
‘Parque das Dunas’ em Salvador.
'Parque das Dunas' em Salvador.
‘Parque das Dunas’ em Salvador.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141305 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.