Comércio de Feira de Santana: Vendas de dezembro de 2021 cresceram 4,5% comparadas a 2019

Luís Mercês, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana.
Luís Mercês, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana.

O mês mais comercial do ano surpreendeu positivamente em Feira de Santana, com crescimento de 4,5% em 2021, comparado a 2019. As vendas de dezembro reaqueceram o comércio local e são motivos de comemoração, conforme avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Luís Mercês.

Dezembro de 2020, altamente impactado pela pandemia da covid-19, fica fora do calendário comparativo. E embora a esperança dos comerciantes fosse de boas vendas, Luís afirma que não era esperado que 2021 sequer alcançasse 2019, quando a pandemia ainda não existia, mas o resultado foi bem melhor que o esperado. “Conseguimos crescer 4,5%! Esperávamos até decréscimo e tivemos crescimento. Isso é para se comemorar”, ressalta animado.

Após praticamente um ano de compras muito restritas, por conta da insegurança e prioridades dos consumidores em um cenário pandêmico, o ânimo foi retomado junto com a volta de atividades e potencializado pela contratação de trabalhadores, o que diminui o desemprego e injeta dinheiro no mercado, e realização de campanhas como o Natal de prêmios. “Os sorteios estimulam não só consumidores locais, como da região que vem comprar em Feira”, explica Luís.

Além das boas vendas de dezembro, 2022 também inicia animador. “O comércio está começando com força”, frisa o presidente da CDL. E acrescenta que para continuar pujante é preciso que os consumidores continuem valorizando também o pequeno comércio, que acontece nos bairros.

Como forma de estimular e qualificar ainda mais o comércio local, a CDL planeja realizar este ano cursos de treinamento e manter as campanhas de vendas. “Isso a gente nunca vai deixar de fazer, porque é um meio que motiva empresários e consumidores, ativa a comunicação e desenvolve a economia. É um modelo que funciona em todos os lugares do mundo”, constata.

Confiante de que a vacinação contra a covid-19 e os cuidados sanitários permitirão a manutenção das atividades, Luís Mercês reforma a importância da participação de todos no enfrentamento à pandemia e aos vírus da gripe que estão circulando. “Não é hora de tirar a máscara, pelo contrário, é hora de se cuidar ainda mais tomando todas as doses da vacina, uso de máscara e álcool em gel. Vamos manter os estabelecimentos comerciais com todas as regras de segurança. Isso é importante, porque além de proteger a saúde, protegemos a economia”, assinala.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120782 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.