Coluna de Antonio José Larangeira de 11 de janeiro de 2022

A matriarca Anita Torres com a filha Soninha Nogueira.
A matriarca Anita Torres com a filha Soninha Nogueira.

Cuida mais

Para garantir mais acesso e cuidado às mulheres e crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Feira de Santana vai solicitar ao Ministério da Saúde a participação no programa Cuida Mais Brasil, lançado na quinta-feira, 6, que tem o objetivo de fortalecer o atendimento materno-infantil. O projeto do Governo Federal reforça a assistência com inclusão de médicos pediatras, ginecologistas e obstetras na Atenção Primária à Saúde e prevê o repasse de verbas aos municípios participantes. No primeiro ano do programa, o valor destinado é de R$194 milhões. Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, o programa irá ampliar ainda mais os serviços materno-infantil no município. “É um projeto que vai beneficiar toda a rede da Atenção Primária e disponibilizar um atendimento de qualidade para as gestantes e crianças, de acordo com os critérios prioritários do SUS”, afirma.

Audiência

Neste sábado, 8, às 18h30, o Palco TVE apresentou o Concerto de Aniversário da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) que comemorou seus 39 anos de existência em setembro de 2021. O espetáculo foi gravado diretamente do Teatro Castro Alves (TCA), com regência do maestro Carlos Prazeres. Com uma história de 39 anos aproximando baianos de várias idades do universo da música clássica, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), apresenta as obras ‘Concerto para violino em Ré maior, Op. 35’ e ‘Uma noite no Monte Calvo’, dos compositores russos Tchaikovsky e Mussorgsky, respectivamente. Além da regência do maestro Carlos Prazeres, os solos de são de Priscila Rato, spalla da Osba. Repercutiu bastante a transmissão pela TVE, obtendo ampla audiência.

Reis…

Quando encerrávamos esta coluna, estava programado que o distrito rural de Tiquaruçu, de Feira de Santana, teria a tradicional Festa de Reis que é responsável por aumentar a fama do povoado de São Vicente e o antigo Casarão. Seria a Primeira Folia de Reis no povoado de Boa Vista, na Arena BCM, localizado às margens da Estrada principal de acesso ao Distrito

Providências

“Infelizmente, nós vamos ter que dar um passo atrás”. Foi o que disse o governador Rui Costa, na manhã desta segunda-feira, 10, ao anunciar que fará modificações no decreto que restringe a quantidade de pessoas em shows e eventos na Bahia. Rui apontou o aumento do número de casos ativos de coronavírus no estado e informou que se reunirá com a Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB) para definir as alterações no decreto, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado hoje,11.  Nós flexibilizamos as pessoas que realizam shows, tinham a obrigação de controlar o acesso somente para vacinados, limitar o número que estava estipulado no decreto, mas infelizmente pouco foi feito. Então é como se a pessoa estivesse trabalhando contra sua própria atividade”, declarou.

O nefrologista Jose Bessa.
O nefrologista Jose Bessa.
O secretário de Desenvolvimento e Turismo Antônio Carlos Borges Junior.
O secretário de Desenvolvimento e Turismo Antônio Carlos Borges Junior.
A artista plástica da cap Anna Georgina Cardoso.
A artista plástica da cap Anna Georgina Cardoso.
Sobre Antonio José Larangeira 3223 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.