CNMP mantém demissão de procurador da República que encomendou outdoor para promover esquema da força-tarefa do Caso Lava Jato em Curitiba

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Outdoor com o tema — ‘Bem-vindo a República de Curitiba – terra da Operação Lava Jato, a investigação que mudou o país. Aqui se cumpre. 17 de março – 5 anos de Operação Lava Jato. O Brasil agradece’ — resultou na demissão do procurador da República Diogo Castor de Mattos.
Outdoor com o tema — ‘Bem-vindo a República de Curitiba – terra da Operação Lava Jato, a investigação que mudou o país. Aqui se cumpre. 17 de março – 5 anos de Operação Lava Jato. O Brasil agradece’ — resultou na demissão do procurador da República Diogo Castor de Mattos.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) — ao analisar nesta quinta-feira (27/01/2022) o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) de nº 1.00997/2020-21 — manteve a pena de demissão ao procurador da República Diogo Castor de Mattos, responsável por encomendar outdoor com a finalidade de promover a imagem pública dos servidores federais que eram parte do esquema da força-tarefa do Caso Lava Jato em Curitiba.

A peça publicitária apresentava seguinte slogan autopromocional dos servidores públicos federais:

— Bem-vindo a República de Curitiba – terra da Operação Lava Jato, a investigação que mudou o país. Aqui se cumpre. 17 de março – 5 anos de Operação Lava Jato. O Brasil agradece.

A decisão havia sido tomada pelo CNMP em outubro de 2021. O procurador interpôs embargos de declaração, que foram negados na sessão de hoje. A maioria dos conselheiros acompanhou o voto do relator, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto. O processo é sigiloso.

Quando determinaram a demissão, os conselheiros entenderam que o procurador violou seus deveres funcionais, devido ao ato de improbidade administrativa que comprometeu a dignidade do próprio Ministério Público.

Castor, que integrava a “lava jato”, virou alvo do processo administrativo disciplinar (PAD) após pagar pela instalação do painel em uma via de acesso ao Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana da capital do Paraná, em março de 2019.

O outdoor mostrava imagens de nove procuradores e a frase: “Bem-vindo à República de Curitiba. Terra da Operação Lava Jato, a investigação que mudou o país. Aqui a lei se cumpre. 17 de março — 5 anos de Operação Lava Jato — O Brasil Agradece”. Após o episódio vir à tona, Castor se desligou da força-tarefa.

*Com informações do ConJur.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121819 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.