Cemitério Campo Santo lança tour virtual; Arte cemiterial é destaque em Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Durante o passeio virtual também é possível visitar o crematório, as salas de cerimônia em 4D e o Novo Campo Santo.
Durante o passeio virtual também é possível visitar o crematório, as salas de cerimônia em 4D e o Novo Campo Santo.

O Cemitério Campo Santo lançou, no início deste ano, um tour virtual para pessoas que desejam conhecer mais a história do local e aprender sobre a arte cemiterial na Bahia.

Construído em 1836, o Cemitério Campo Santo foi parcialmente destruído, durante o movimento conhecido como Cemiterada, que protestava contra a lei que proibia os sepultamentos nas igrejas, por questões sanitárias. Em 1840, o local passou a ser administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) e teve o processo de reconstrução iniciado em 1841.

O tour virtual está disponível através do link tourvirtual.cemiteriocamposanto.org.br e começa pela Capela de Nossa Senhora da Piedade, que teve a construção iniciada em novembro de 1870 e foi inaugurada em 7 de junho de 1874, com projeto em estilo neogótico, feito pelo arquiteto Carlos Croesy.

O tour virtual também passa pelo Circuito Cultural do cemitério, que possui mais de 200 obras catalogadas que representam a arte cemiterial em estilos renascentista, barroco, gótico, moderno e contemporâneo. O percurso abriga importantes mausoléus de personalidades baianas, feitos por diversos artistas, além da Estátua da Fé, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), esculpida em um único bloco de mármore de Carrara, em 1865.

“Decidimos implementar o tour virtual devido a importância do Cemitério Campo Santo enquanto espaço de memória representativo da arte tumular dos séculos XIX e XX, para que as pessoas possam visitar o espaço nesse momento de pandemia, no qual suspendemos as visitas guiadas no nosso Circuito Cultural”, afirmou o gerente do cemitério Campo Santo, Roberto Guimarães.

Durante o passeio virtual também é possível visitar o crematório, as salas de cerimônia em 4D e o Novo Campo Santo, área mais moderna do Cemitério Campo Santo, com módulos verticais de sepultamento e sistema ecológico de tratamento de gases.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123351 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.