Brigada dos movimentos sociais e mobilização de profissionais de saúde apoiam famílias atingidas pelas chuvas na Bahia

Profissionais do MST e a RNMP assistem as famílias desabrigadas ou afetadas pela chuva na Bahia.
Profissionais do MST e a RNMP assistem as famílias desabrigadas ou afetadas pela chuva na Bahia.

As famílias atingidas pelas fortes chuvas nas regiões sul, baixo sul, extremo sul, leste e sudoeste da Bahia estão sendo assistidas e apoiadas por brigada formada por profissionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP). Essa atuação acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD). A ação faz parte de uma mobilização nacional de profissionais de saúde para atuação nas áreas atingidas pelas enchentes. Ao todo, uma brigada de 40 voluntários, sendo 35 médicos e cinco profissionais de outras áreas da saúde (fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, biomédica, enfermeira), atendem a população mais vulnerável.

De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que acompanha a atuação do grupo, mais 28 profissionais chegam até o dia 12 de janeiro, sendo que as quatro primeiras já chegaram para atuar nos municípios de Itabuna, Itajuípe e Dário Meira, esses entre os mais atingidos pela tragédia na região sul do estado. “É um trabalho de suma importância neste momento, e será voltado tanto para o atendimento individual de pessoas em maior condição de fragilidade, quanto para ações de acompanhamento de famílias em regiões mais vulneráveis dos municípios. E esse atendimento será casa a casa, rua a rua, apoiando o poder público na organização das ações sociais necessárias para o enfrentamento do desastre”, aponta Valmir.

A missão dos profissionais de saúde, conforme definição da SESAB, é se dedicarem nas áreas mais atingidas pelas enchentes, contribuindo para o restabelecimento das ações de apoio mais permanentes. “Mais profissionais diariamente vêm procurando a organização da ação, se colocando à disposição da força-tarefa. Novo contingente deve ser alocado para a segunda quinzena do mês de janeiro”, revela Vinícius Ximenes, da Coordenação Nacional da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares.

“A participação desses profissionais é totalmente voluntária e dedicada a uma causa solidária. Temos pessoas vindo de todo o Brasil para a ação, como companheiras e companheiros de 12 estados diferentes:  SP, PE, CE, PB, MT, DF, BA, PR, RJ, PR, RS, SC. Muito importante o empenho e parceria com a Secretaria de Saúde do estado, para viabilizar ação de importante impacto concreto e simbólico”, diz Evanildo Costa, membro da Direção Nacional do MST pelo estado da Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120764 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.