Assembleia Geral da ONU divulga prioridades para 2022

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Abdulla Shahid pede foco na igualdade de vacinas, sustentabilidade e direitos humanos.
Abdulla Shahid pede foco na igualdade de vacinas, sustentabilidade e direitos humanos.

O presidente da 76ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid, divulgou aos Estados-membros as prioridades para retomada do órgão nesta quarta-feira (25/01/2022). Esta foi a primeira reunião do órgão em 2022.

Os pilares seguem consistentes com as frentes da “Presidência da Esperança”, divulgadas em setembro passado. De acordo com Shahid, a recuperação da Covid-19, reconstrução sustentável, respeito aos direitos humanos e revitalização da ONU serão os principais direcionais.

Vacinação

O presidente da Assembleia Geral reforçou a necessidade de acelerar a vacinação contra a Covid-19, especialmente em países onde a imunização segue com baixos números.

Para Shahid, a desigualdade no acesso às vacinas ameaça o progresso feito nos últimos dois anos no combate à pandemia. Ele destacou que em meados de fevereiro irá convocar um evento para discutir o acesso universal às doses.

A segunda prioridade continua sendo a reconstrução. O presidente falou sobre as comunidades mais afetadas pela pandemia, especialmente nos países menos desenvolvidos.

Sustentabilidade

Sobre o desenvolvimento sustentável do planeta, ele reafirmou que a negligência de líderes globais sobre o assunto agrava a mudança climática. Segundo Shahid, o mundo já está em uma crise e os dados apenas “confirmam o que está diante dos nossos olhos”.

Falando por experiência própria, o presidente observou que o clima extremo se tornou mais comum em todo o mundo.

Natural das Maldivas, Shahid lembrou que os países insulares já sofrem com os impactos do aumento do nível do mar. Ele também fez menção ao desastre em Tonga, que teve um grande impacto no Pacífico.

Sobre essa prioridade, ele acredita que os representantes na Assembleia Geral têm o poder de fazer as mudanças e agir de forma responsável.

O presidente pediu a comunidade internacional que siga com estratégias econômicas que se alinhem às prioridades ambientais globais e preservem os recursos naturais.

Em julho, ele deve convocar uma reunião para avaliar o progresso na proteção do planeta e encontrar soluções.

Gênero

Ao reforçar seu compromisso com representatividade feminina e direitos humanos, ele também destacou os próximos eventos na Assembleia Geral, como o lançamento da Década Internacional das Línguas Indígenas, o primeiro Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio e o primeiro fórum de revisão de migração.

Segundo Shahid, todo esse trabalho requer multilateralismo. Assim, a revitalização das Nações Unidas também é uma de suas prioridades.

O presidente da Assembleia Geral encerrou seu discurso afirmando que “desafios globais requerem soluções globais”, destacando a importância do multilateralismo e inclusão dos jovens.

*Com informações da ONU News.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123100 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.