
A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia seccional Bahia (SBU-BA, gestão 2022-2023) foi eleita por aclamação da categoria, já que não houve homologação de chapas concorrentes. Os novos diretores, que tomarão posse em fevereiro de 2022, são os urologistas Augusto Modesto (presidente), Humberto Ferraz (vice-presidente), Rafael Tourinho (primeiro secretário), Paulo Furtado (segundo secretário), Bruno Falcão (primeiro tesoureiro), Thiago Prates (segundo tesoureiro), Juarez Andrade (delegado), Paulo Oliveira (delegado suplente), André Matos (coordenador científico) e Ricardo Sousa (coordenador de comunicação), atuantes em serviços de saúde da capital baiana e de Vitória da Conquista.
A entidade científica sem fins lucrativos, que agrega cerca de 240 urologistas atuantes em diversos municípios baianos, representa os médicos especializados em urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino. Além da SBU-BA, existem outras 23 seccionais da SBU espalhadas pelo Brasil com a função de coordenar e monitorar a atividade urológica.
A SBU congrega hoje cerca de 90% dos urologistas brasileiros, ou seja, mais de quatro mil profissionais que, na entidade, se dividem em nove categorias, desde o aspirante até o honorário. Cerca de 90% dos urologistas associados são homens. A maioria trabalha na região Sudeste (58%). O Sul possui 16,5%, o Nordeste 14%, o Centro-Oeste 8,2% e o Norte 3,3%.
A Sociedade é o alicerce da urologia brasileira, por fornecer a seus associados embasamento científico e técnico das normas e condutas éticas adotadas no país. Sua missão é proporcionar educação continuada aos seus membros; trabalhar a defesa profissional; atuar junto aos órgãos governamentais a fim de ajudar na elaboração de políticas voltadas para a saúde urológica e do homem e compartilhar com a sociedade informações fidedignas sobre o setor, esclarecendo a população quanto aos problemas urológicos, com destaque para a prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida.