Salvador: ‘Bahia Pétanque Club’ convida mulheres e jovens a conhecerem o esporte

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Modalidade do jogo é praticada por cerca de 17 milhões de pessoas na França, mas pouco conhecida no Brasil.
Modalidade do jogo é praticada por cerca de 17 milhões de pessoas na França, mas pouco conhecida no Brasil.

O Bahia Pétanque Club, que reúne apaixonados pelo esporte em Salvador, realiza no dia 12 de dezembro de 2021, a partir das 9 horas, no Costa Verde Tennis Club, em Piatã, uma ação gratuita aberta à participação do público, convidando em especial mulheres e jovens a experimentar, para que conheçam essa modalidade muito divertida de jogo, praticada por cerca de 17 milhões de pessoas na França.

A manhã do dia 12 vai começar com os membros do Bahia Pétanque Club atendendo aos iniciantes, fazendo uma introdução ao jogo, explicando suas bases e regras e em seguida realizando rodadas de prática e jogo. A recomendação é de que quem participar vista uma roupa casual ou esportiva, um boné ou chapéu e leve sua água. À tarde será realizado um pequeno torneio com os jogadores regulares da Bahia Pétanque Club.

O que é Pétanque

Petanca (em francês: pétanque) é uma forma de jogo com bolas onde o objetivo é jogar bolas ocas de metal tão perto quanto possível de uma pequena bola de madeira chamada de cochonnet (literalmente “leitão”) ou o mais próximo dela.

Às vezes é chamado de bouchon (literalmente “rolha”) ou le petit (“o pequeno”), o jogo normalmente acontece em terra batida ou cascalho, mas também pode ser jogado na grama, areia ou outras superfícies. Jogos similares são bocha e tigelas.

A forma atual do jogo se originou em 1907, em La Ciotat, na Provença, no sul da França. A forma casual do jogo de pétanca é jogado por cerca de 17 milhões de pessoas na França, principalmente durante as férias de verão. Também é amplamente jogado em Espanha.

Protocolos de segurança

Será obrigatório o uso de máscara e o distanciamento mínimo de um metro entre os jogadores.  Quem participar ou for assistir, deve levar cadeiras dobráveis, bonés e protetor solar, água para beber e água em garrafa PET para lavar as mãos e/ou álcool em gel.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122986 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.