Políticos da Bahia manifestam pesar em memória do historiador Cid Teixeira

Cid José Teixeira Cavalcante morre aos 97 anos. Pesquisador era reconhecido como notável historiador brasileiro e profundo conhecedor da memória da Bahia.
Cid José Teixeira Cavalcante morre aos 97 anos. Pesquisador era reconhecido como notável historiador brasileiro e profundo conhecedor da memória da Bahia.

Morreu nesta terça-feira (21/12/2021), em Salvador, o historiador baiano Cid José Teixeira Cavalcante. Ele tinha 97 anos e faleceu em casa, enquanto dormia.

Presidente da ALBA manifesta pesar  

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, lamentou o falecimento do professor Cid Teixeira, aos 97 anos, nesta terça-feira (21/12/2021), em Salvador. “Amado pelos soteropolitanos e baianos de um modo geral, Cid Teixeira torna-se, a partir de hoje, um personagem importante da nossa História, da qual é, ao mesmo tempo, pesquisador e testemunha”, afirmou Adolfo Menezes.

“O nosso professor, imortal e memória da Bahia, Cid Teixeira, também foi homenageado pela Assembleia Legislativa, em 2013, quando recebeu a Comenda 2 de Julho, a nossa mais alta condecoração”, recordou o presidente Adolfo Menezes, ao encaminhar à Mesa Diretora da Casa Moção de Pesar pelo falecimento do Mestre e manifestar sentimentos à família e aos amigos.

Nota de pesar da presidente estadual do PSB

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) emitiu nota pesar em memória do historiador.

“É com grande tristeza e sentimento de pesar que lamento a morte do historiador Cid Teixeira, que conhecia a Bahia como poucos. Por muito tempo, ele foi a nossa enciclopédia, tamanho era o seu conhecimento sobre as coisas da nossa terra. Tive o prazer de trabalhar com Cid quando fui prefeita. Hoje é um dia de luto para a cultura e história da Bahia. Meus sentimentos a todos os amigos e parentes de Cid”, afirmou.

Nota de pesar do deputado estadual Alex Lima

“Com muita tristeza recebi a notícia sobre o falecimento do grande historiador baiano Cid Teixeira. Um homem sábio e conhecedor da Bahia, que muito enriqueceu nossa cultura com seu talento. Deixo registrada toda minha solidariedade aos familiares e amigos deste gênio. Sem dúvidas hoje é um dia de luto para todos nós e uma perda irreparável para a cultura baiana”, disse.

Síntese biográfica

Cid José Teixeira Cavalcante nasceu na Ilha de Maré, em Salvador, no dia 11 de novembro de 1924. Ele estudou no antigo Ginásio da Bahia (1936-1943) e formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1944-1948). Entretanto, jamais atuou como advogado. Desde cedo dedicou-se ao estudo de História, como funcionário do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Local onde iniciou pesquisas como copista de documentos.

Em 1944, quatro anos antes da formatura em Direito, iniciou a carreira de professor do ensino secundário e em 1946 foi admitido como professor auxiliar de História da Arte, na Escola de Belas Artes. Ainda no final dos anos 1940, tornou-se livre docente da Universidade da Bahia, consolidando a sua opção pela História.

Em 1949 fez concurso para rede estadual de ensino secundário e, logo em seguida, para livre docente na UFBA. Passando a dedicar-se ao magistério de História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e na Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Cid Teixeira também foi diretor da Fundação Gregório de Mattos, implantou o serviço de Rádio Educação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), exerceu a profissão de jornalista e é reconhecido nacionalmente pelas centenas de artigos publicados em jornais, revistas e vários livros publicados. Em 1992 recebeu a medalha Tomé de Souza da Câmara Municpal de Salvador. A partir de 1993 passou a ocupar a Cadeira 19 da Academia de Letras da Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116650 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.