Governo da Bahia homologa decretos de Situação de Emergência para mais 3 municípios atingidos pelas enchentes; Governador Rui Costa comenta sobre medidas adotadas

Governador Rui Costa comenta sobre medidas emergenciais em apoio aos afetados por temporais na Bahia.
Governador Rui Costa comenta sobre medidas emergenciais em apoio aos afetados por temporais na Bahia.

Foram publicados na edição deste sábado (11/12/2021) do Diário Oficial do Estado, os decretos de homologação de Situação de Emergência nos municípios de Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí. Os decretos assinados pelo governador Rui Costa têm validade de 180 dias. Já são 25 as cidades baianas nas quais os efeitos da chuva resultaram na medida.

Segundo os decretos, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências,  para apoiar as ações de socorro às cidades.

A decisão vale para as anteriormente citadas e para Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Governador Rui Costa comenta sobre medidas emergenciais em apoio aos afetados por temporais na Bahia

Após reunião remota, ocorrida nesta sexta-feira (11/12/2021), com 21 prefeitos dos municípios do Sul e Extremo Sul afetados por temporais, o governador Rui Costa comentou sobre as medidas emergenciais adotadas e o resultado das primeiras ações:

— Me reuni há pouco com 21 prefeitos dos municípios do Sul e Extremo Sul. Nivelamos as informações das ações do Estado, ouvimos todos os presentes e vamos manter reuniões estratégicas diárias com toda a equipe de Governo e dos Municípios para conter a situação. Já conseguimos, em vários locais, fazer resgates de muitas pessoas doentes e mulheres grávidas. Onde o abastecimento de água foi interrompido e é possível ter acesso, a Embasa está enviando caminhões pipa.

— Recomendamos fortemente que as pessoas que moram em áreas de risco saiam desses locais e busquem regiões mais altas. Quem não tem para onde ir deve procurar a Defesa Civil municipal. Nós estamos apoiando os Municípios para fornecer abrigos em espaços estaduais e enviando cestas básicas e colchões. Isso é muito importante! Alguns prefeitos me informaram que ainda há uma resistência muito grande de parte da população em deixar suas casas. Não é fácil, mas pedimos que não esperem a situação piorar. Não permaneçam próximos aos rios porque o volume de água ainda se manterá alto até o domingo. Alertamos ainda que o volume de água da Barragem da Pedra, em #Jequié, está subindo.

— Toda a Defesa Civil estadual está mobilizada, assim como o Corpo de Bombeiros. Também enviamos máquinas, barcos e botes. Infelizmente, devido às condições meteorológicas, o acesso à região tem sido difícil, mas a previsão é que, a partir do domingo, as chuvas diminuam substancialmente. Após a água baixar, faremos a reconstrução de estradas e demais estruturas que tenham sofrido danos.

— Reitero mais uma vez, a minha solidariedade às pessoas atingidas por essa tragédia.

Confira vídeo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120546 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.