Gabriel Boric é eleito presidente Chile; Esquerda rompe três décadas de domínio conservador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Ex-líder estudantil, de 35 anos, Gabriel Boric representa a parte da sociedade que quer "mudanças profundas" e que liderou os protestos pela igualdade de 2019.
Ex-líder estudantil, de 35 anos, Gabriel Boric representa a parte da sociedade que quer "mudanças profundas" e que liderou os protestos pela igualdade de 2019.

O ex-líder estudantil Gabriel Boric foi eleito neste domingo (19/12/2021) o presidente mais jovem da história do Chile. Sua vitória representa uma guinada à esquerda, que rompe com três décadas de alternância entre os partidos de centro desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990.

Boric, de 35 anos e líder da Frente Ampla, representa a parte da sociedade chilena que quer “mudanças profundas” e que liderou os protestos pela igualdade de 2019.

Ele defende, sobretudo, melhores pensões, educação e saúde para os chilenos, com o objetivo de transformar o país num Estado de bem-estar social, similar ao que pretende a social-democracia europeia. Boric também põe muita ênfase no ambientalismo e no feminismo.

A vantagem de Boric no pleito é maior do que a esperada. Polarizada, a eleição ocorreu dois anos depois de uma grande onda de protestos, movimento que abriu as portas para uma nova Constituição no Chile. Boric, ao contrário de Kast, endossou o trabalho da Constituinte.

Derrota admitida 

Kast admitiu a derrota em uma publicação no Twitter. “Acabei de falar com Gabriel Boric e o parabenizei por sua grande vitória. A partir de hoje ele é o presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. O Chile sempre vem em primeiro lugar”, escreveu.

*Com informações do DW e BBC Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.