Coletivo Sou Frida defende criação de Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Feira de Santana

Mulheres defendem espaço representativo no Legislativo Municipal de Feira de Santana.
Mulheres defendem espaço representativo no Legislativo Municipal de Feira de Santana.

A ideia de criar Procuradorias da Mulher nos âmbitos legislativos, que vem sendo defendida pela deputada federal e presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, e apoiada pelo deputado estadual Angelo Almeida, chegou à Câmara Municipal de Feira de Santana. Na sessão de quarta-feira (08/12/2021), o Coletivo Sou Frida, que tem atuação feminista no município, apresentou a proposta na Casa, estimulado pelos parlamentares.

Em pronunciamento na Tribuna Livre da Casa, Júlia Oliveira, integrante do Coletivo, e Thaís Fazzio, representante dos deputados, defenderam a ideia e explicaram a importância de dar mais este passo a favor da representação feminina no espaço político.

O propósito é que a Procuradoria seja um ambiente de discussão das questões femininas, para avanços no enfrentamento à violência e discriminação da mulher. Também um espaço para realização de eventos formativos e de qualificação da mulher, para participação da vida pública.

“Ocupar esse espaço que nos foi negado é muito importante para propor políticas públicas para mulheres de Feira de Santana. Além de dá autonomia à Câmara para propor eventos, palestras, formações voltadas a mulher na política, será também mais um instrumento de enfrentamento à violência contra mulher, ao receber, acolher e encaminhar aos órgãos responsáveis os casos que chegam à Casa. Contamos com os vereadores na aprovação desse projeto”, ressaltou Júlia. “É muito importante a mulher ocupar espaço, mas ocupar de forma qualificada e esse será um dos papéis da procuradoria”, acrescentou Thais.

O deputado Angelo Almeida, que participou da sessão na Câmara de Feira, reforça a defesa de que Procuradoria será mais um instrumento pela participação da mulher na política. “Parafraseando as companheiras do Sou Frida: ‘Vai ter mulher na política, sim!”, assinalou lembrando que Lídice foi a primeira a apresentar a proposta de implantação deste órgão no Legislativo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.