Cancelamento de voos da Itapemirim pode afetar até 80 mil passageiros

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A uma semana do Natal de 2021, companhia aérea da Itapemirim suspende operações e cancela mais de 500 voos. Empresa alegou interrupção das atividades para fazer uma reestruturação interna. ANAC determinou reacomodação ou reembolso dos passageiros prejudicados.
A uma semana do Natal de 2021, companhia aérea da Itapemirim suspende operações e cancela mais de 500 voos. Empresa alegou interrupção das atividades para fazer uma reestruturação interna. ANAC determinou reacomodação ou reembolso dos passageiros prejudicados.

O Grupo Itapemirim anunciou na noite desta sexta-feira (17/12/2021) que suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). Somente neste sábado, 30 voos da ITA estavam programados. A empresa alega que a interrupção das atividades ocorre para uma reestruturação interna.

A suspensão das atividades pegou muitos brasileiros de surpresa. No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, os passageiros protestaram ao saber dos voos cancelados. A ITA tinha 513 voos programados entre sexta (17) e 31 de dezembro de 2021, segundo o site da ANAC. Procurada pela reportagem do Brasil 61, a companhia aérea não soube informar o número de passageiros prejudicados pelo cancelamento dos voos. No entanto, informou que 14 aeroportos compunham os destinos das viagens.

Confira a relação:

  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Curitiba (PR)
  • Porto Alegre (RS)
  • Porto Seguro (BA)
  • Galeão (RJ)
  • Salvador (BA)
  • Guarulhos e Congonhas (SP)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • Maceió (AL)
  • Natal (RN)
  • Recife (PE)

Ao multiplicar o número de voos previstos até o fim do ano pela ocupação total dos aviões da companhia (162 assentos), a suspensão das atividades pode impactar mais de 80 mil pessoas.

Informada pela ITA sobre a suspensão das operações, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou que a companhia aérea preste atendimento a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre o cancelamento de voos e reacomodações.

Em nota publicada no início da tarde deste sábado, o Grupo Itapemirim afirmou que está “trabalhando arduamente em conjunto com a ANAC para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações”.

A companhia está reacomodando os passageiros em outras empresas, com prioridade para as pessoas que estão fora de suas cidades de domicílio e precisam voltar para casa. A ANAC determinou que os menores desacompanhados e os passageiros com necessidades especiais também recebam tratamento prioritário.

Segundo a ITA, as pessoas que têm bilhetes de ida e volta, mas que ainda estão em suas cidades de domicílio, serão atendidas, prioritariamente, com reembolso total dos valores pagos.

Um dos prejudicados pela suspensão das atividades da companhia aérea, Victor Henrique, 23 anos, contava os dias para viajar rumo a Recife. Ele e a namorada compraram passagens de ida e volta junto à Itapemirim, além do valor desembolsado por cinco diárias em uma pousada na capital pernambucana. A viagem programada para o dia 2 de janeiro não deve mais ocorrer.

“Quando eu vi a notícia, de primeira disseram que era uma suspensão, mas a gente sabe que é meio que um pedido de falência. A pousada e as passagens já estavam pagas e, infelizmente, aconteceu isso. Fiquei muito triste pela situação. Isso vai deixar muitos passageiros na mão. Nós estamos entrando na semana do Natal, depois tem o Ano Novo”, lamenta.

Contato

A companhia orienta aos passageiros que têm viagens programadas para não tentarem fazer check-in online, nem comparecer aos aeroportos antes de entrar em contato com a empresa, por enquanto, ocorre por meio do e-mail falecomaita@voeita.com.br ou pelo chat no site da ITA. À ANAC, a Itapemirim disse que também vai disponibilizar atendimento presencial.

“Já fiz essa solicitação hoje pela manhã para eu, de alguma forma, receber esse dinheiro de volta, porque voar mesmo acho que a gente não vai mais”, acredita o morador de Valparaíso de Goiás.

A ANAC também orienta que os passageiros recorram à plataforma Consumidor.gov.br. Segundo a Itapemirim, a decisão não vai afetar o serviço prestado pelo transporte rodoviário por meio da Viação Itapemirim, cujas operações “seguem normalmente”.

Aviso à imprensa emitido pela Itapemirim Transportes Aéreos

— Atualização sobre reacomodação dos passageiros da Itapemirim Transportes Aéreos

 — O Grupo Itapemirim informa que intensificou na tarde deste sábado (18/12/2021) a comunicação com os passageiros impactados pela suspensão temporária das operações da companhia.

— Informamos que o serviço de atendimento telefônico pelo número 0800 723 2121 e pelo chat do site já foram reestabelecidos. O horário de atendimento é das 6h às 21h. Além disso, o passageiro pode enviar um e-mail para falecomaita@voeita.com.br com o nome completo e número do localizador de sua reserva para agilizar o seu atendimento.

— Caso prefiram, os passageiros também podem solicitar o reembolso integral dos valores pagos diretamente no site da companhia. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Clique em Meus Voos
  • Faça o login com o seu usuário e senha
  • Clique na opção Reemissão/Remarcação/Reembolso
  • Selecione o seu ticket
  • Selecione a opção Reembolso

— A companhia segue trabalhando arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados.

— O Grupo Itapemirim também está utilizando a sua empresa transporte rodoviário, a Viação Itapemirim, como parte do plano de contingência para a reacomodação dos passageiros por via terrestre.

— A prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. Os demais passageiros com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos.

  — A companhia orienta os passageiros com viagens programadas a partir de hoje que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.

  — Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível.

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