Apresentações na torre sineira marcam programação de ‘Concertos de Natal’ na Catedral Basílica de Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Performance conhecida como Turmblasen acontecerá na torre sineira da Basílica.
Performance conhecida como Turmblasen acontecerá na torre sineira da Basílica.

Os dias e noites de dezembro em Salvador terão um brilho especial com as apresentações programadas pela Catedral Basílica e o Coro e Orquestra Barroco na Bahia, para celebrar o período natalino. A partir deste domingo (05/12/2021), às 11:30, até a noite de véspera de Natal, haverá concertos de música clássica no interior da igreja, além do lançamento do novo projeto “Música de Natal na torre da Catedral”, com apresentação de músicas natalinas pelo conjunto “Metais Catedral” na torre sineira, que executará a performance conhecida como Turmblasen. Por questões de protocolo de segurança será exigida cartão de vacinação na entrada dos concertos.

Turmblasen, ou simplesmente música de sopros na torre, é uma performance musical executada no topo de uma torre por um grupo instrumental de sopros: trompetes, trombones, tubas, etc. Tradição medieval na Alemanha, as apresentações ocorrem sempre em dezembro durante os festejos de Natal com músicas natalinas tradicionais. O grupo de sopros será formado por três trompetes e três trombones que, diretamente da torre da Catedral Basílica, levará música a todo o Terreiro de Jesus. As apresentações irão acontecer sempre após os sinos da missa das 18 horas repicarem.

Concertos na Basílica acontecerão nas manhãs de domingo de dezembro

A primeira apresentação da Orquestra Barroco na Bahia acontece dia 05, às 11:30. Será o concerto com música para orquestra de cordas, com direção musical de Alexandre Casado. No programa constam peças dos compositores A. Corelli, J. Haydn, G. Bottesini e G. Rossini.

Já no dia 12 de dezembro, às 11:30, haverá nova apresentação com Coro e Orquestra Barroco na Bahia, além de quatro solistas, sendo três deles do coro da OSESP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Eles entoarão a 1ª Cantata do “Oratório de Natal” de Bach e partes do oratório “O Messias” de Händel, com a direção musical do Mestre de Capela da Catedral, Padre Hans Bönisch.

A performance Turmblasen tem início no domingo, 19, às 11:30. O conjunto “Metais Catedral”, utilizando três trompetes e três trombones, apresentarão música internacional de Natal para sopros. O projeto “Música de Natal na torre da Catedral” vai acontecer ainda todos os dias, entre 19 e 24 de dezembro, de cima da torre sineira, sempre às 18:00h. Mas no dia 24 de dezembro, a apresentação ocorrerá às 17:30, antes da Missa do Galo.

Segundo o pároco da Catedral Basílica, Padre Abel Pinheiro, toda a programação natalina foi pensada para trazer beleza, conforto para as almas, alegria e reflexão. “O Natal nos oferece a oportunidade de fazermos uma reflexão sobre nossas vidas. É um período não apenas de festividades, mas de olharmos para o outro, de melhorarmos nossas ações, de sermos solidários. A programação nos trará beleza e encantamento. E isso sempre nos aproxima de Deus”, disse Pinheiro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123113 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.