Ações de resgate, transporte de suprimentos e recuperação de estradas marcam dia da força-tarefa no extremo sul da Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Forças policiais do Governo da Bahia em apoio à população do sul e extremo sul vítimas das enchentes.
Forças policiais do Governo da Bahia em apoio à população do sul e extremo sul vítimas das enchentes.

Os trabalhos da força-tarefa do Governo do Estado no combate às consequências das enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram o Sul e o Extremo Sul baiano tiveram continuidade e avançaram nesta segunda-feira (13/12/2021). Entre as ações, resgates, transporte de suprimentos e a recuperação de estradas e acessos em diferentes municípios.

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar resgatou, na tarde desta segunda-feira (13), uma criança de apenas dois meses, na zona rural do município de Itamaraju. O bebê precisava de atendimento médico. No colo da avó, a criança foi colocada no helicóptero da PM e encaminhada para o Hospital Municipal de Itamaraju.

Ainda na zona rural de Itamaraju, as equipes do Graer distribuíram 300 kg de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade. “Os distritos mais afetados, em Itamaraju, foram atendidos com prioridade”, explicou o comandante do Graer, tenente-coronel Wolney Anderson.

Recuperação de estradas e acessos

O retorno da passagem de veículos, como motos, carros e caminhões, sobre a ponte de acesso a Prado, na BA-001, foi liberado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) nesta segunda-feira (13). O equipamento, cuja recuperação foi concluída, estava interditado depois que uma das cabeceiras cedeu por conta das fortes chuvas do sábado (11). O deslocamento de pedestres na ponte havia sido autorizado no domingo (12).

O acesso à Jucuruçu, para quem vem da BA-284, também voltou a ser feito por automóveis de pequeno e grande porte nesta segunda (13). A retomada do tráfego no trecho de ligação entre Itamaraju e Jucuruçu foi autorizada pela Seinfra também nesta segunda (13).

Na BR-489, os serviços emergenciais na pista de Prado até Itamaraju começaram a ser feitos. A ação no KM 02 foi finalizada. As máquinas, como escavadeiras e caçambas, foram deslocadas para realizar os trabalhos recomposição da via no KM 13. Com a liberação do trânsito na ponte de acesso à Prado, as intervenções no KM 15 iniciarão nesta terça (14).

Atualmente, cerca de 40 profissionais estão trabalhando nas obras em pelo menos 7 pontos de atuação. O órgão utiliza 15 maquinários pesados, entre retroescavadeiras, caçambas e equipamentos de patrolamento, que trabalham desde a semana passada para dar condições de trafegabilidade aos moradores locais.

Defesa Civil

Os dados levantados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) junto aos municípios mostram que as chuvas das últimas semanas afetaram diretamente a vida de mais de 220 mil pessoas em todo o estado. Houve registro de dez mortos e 267 feridos. Há 15.199 desalojados e 6.371 desabrigados. Os óbitos ocorreram nos municípios de Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (3), Macarani (1), Prado (1) e Ruy Barbosa (1).

Confira vídeo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122999 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.