20 anos de saudades do músico Bastola, registram familiares do artista baiano ex-membro da OSBA

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Armando de Melo Basto (Bastola) completaria 60 anos neste sábado (04/12/2021).
Armando de Melo Basto (Bastola) completaria 60 anos neste sábado (04/12/2021).

O mês de dezembro é de comemoração e saudades para a família Basto, do músico percussionista, instrumentista e compositor Armando de Melo Basto, também conhecido como Bastola. Ele faria neste sábado (04/12/2021) 60 anos, mas a partida prematura completa 20 anos nesta sexta-feira (03/12).

Bastola foi percussionista de artistas como Margareth Menezes, Gilberto Gil, Armandinho Dodô e Osmar e da Banda Cheiro de Amor, além de fundador do grupo percussivo Marreta e, juntamente com Jorge Zarath, do grupo Salsalitro.

“Amor absoluto na busca do tom adequado, do instrumento inédito, dos sons perfeitos que a própria natureza cria e só um grande músico é capaz de captar e reverenciar”, relembra a arquiteta Fátima Basto, ao falar do irmão.

Bastola era também músico titular da orquestra sinfônica da Bahia (Osba) e gravou com Gilberto Gil e outros artistas baianos. Foi até o final de sua carreira, percussionista da Banda Cheiro de Amor, acompanhando a banda em turnês internacionais e gravando alguns álbuns, dentre eles o mais vendido do grupo, “Cheiro de Amor – Ao Vivo”, em 2007. .  Fez parte ainda do grupo Tríade, juntamente com Luciano Silva e Guiga Scott, tendo uma influência no grupo Garagem.

Como compositor, seu maior sucesso foi a música composta com Mauricio Silveira, “Ficar com Você”, nacionalmente conhecida na voz de Carla Visi. O último projeto antes de seu prematuro falecimento foi o grupo Café Olé, fundado com Mauricio Silveira, tinha a proposta de misturar a essência da música baiana com ritmos do mundo, passando pela Salsa, Samba, música eletrônica, Reggae, dentre outros, sem nunca perder a essência percussiva.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.