UNICEF comemora o Dia Mundial com o tema ‘Futuro Melhor para Cada Criança’

Campanha em redes sociais mostram crianças propondo soluções criativas para problemas atuais.
Campanha em redes sociais mostram crianças propondo soluções criativas para problemas atuais.

Este ano, o tema é um Futuro Melhor para Cada Criança

As comemorações são lideradas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Declaração

A data foi criada em 1954 como Dia Universal das Crianças para promover melhorias no bem-estar dos menores em todo o mundo.

Cinco anos mais tarde, em 1959, a Assembleia Geral adotou a Declaração sobre os Direitos da Criança, em 20 de novembro.

Para o Unicef, o Dia Mundial deve ser um momento de inspiração, defesa e promoção dos direitos dos menores. A proposta é transformar em ações palavras e diálogos que ajudarão a construir um futuro melhor para cada criança.

Mães e Pais

Relembre o Destaque ONU News, no Dia Mundial das Crianças em 2018, quando a angolana Kelsia Luemba assumiu o controle do programa no lugar do apresentador Eleutério Guevane

Em 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Nela, pais e mães, professores, médicos, líderes de governo, ativistas e outros cidadãos são convidados a tornar o Dia Mundial um momento importante para seus países e sociedades.

A ONU pede esforços ainda por parte de líderes religiosos e comunitários, executivos de grandes empresas e profissionais da imprensa e da mídia assim como jovens e também das próprias crianças.

Voz das crianças

O Dia Mundial serve de um chamado à inspiração e à defesa dos direitos das crianças à educação, à saúde, ao bem-estar, segurança e a oportunidades de desenvolverem, de plena forma, seu potencial no mundo.

O Unicef também coloca as crianças no controle de várias atividades pelo globo para mostrar que elas têm voz e tem ideias para construir um mundo melhor.

A agência defende que é preciso que os adultos e os líderes políticos escutem a voz das crianças antes de tomar suas decisões.

Numa campanha em redes sociais incluindo o Tik Tok, várias crianças sugerem soluções criativas para os problemas atuais.

*Com informações da ONU News.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120729 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.