São Paulo: Museu da Língua Portuguesa abre exposição sobre migrações no Século XXI; Mostra aborda direito humano e papel da língua em processo migratório

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Fachada da Estação da Luz, onde fica o Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz, em São Paulo.
Fachada da Estação da Luz, onde fica o Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz, em São Paulo.

O Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista, inaugurou nesta sexta-feira (12/11/2021) a exposição Sonhei em Português!, que busca discutir a migração no século 21 como direito humano e a participação da língua nesse processo.

Um dos núcleos da exposição é a experiência de imigrantes de várias nacionalidades que vieram para São Paulo. Entre os migrantes que relatam sua experiência na mostra estão a chinesa Si Lao, o senegalês Papa Faty Diaw e a paraguaia Maria Teresa Ayala de Pereira. Há também histórias de brasileiros que foram morar no exterior e que relatam suas vivências.

A mostra traz experiências visuais, audiovisuais e ambientes sonoros. Logo na entrada, os visitantes serão recebidos na sala Deslocamentos Cruzados, onde, por meio de instalações visuais e sonoras, terão o impacto de se perceber em um mundo no qual cabem diversos universos, expressos pela variedade de idiomas em uso.

Dentre os artistas cujas obras participam da mostra estão a cantora Fortuna, a diretora da Associação Cultural Videobrasil, Solange Farkas, e o artista Edmar de Almeida. Também têm trabalhos na mostra o poeta Augusto de Campos, o artista Leandro Lima, o documentarista Marco Del Fiol, o Coletivo Bijari e o Estúdio Laborg.

“Cada língua é uma visão do cosmo, com seus provérbios, suas sonoridades, seus ritmos e sua poética própria. Cada uma delas organiza a seu modo a experiência do mundo”, destaca a curadora da mostra, Isa Grinspum Ferraz.

A exposição ficará em cartaz até junho de 2022, no primeiro andar da sede do museu, localizado na Estação da Luz, em São Paulo.

Confira site da instituição:

Home

*Com informações da Agência Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123143 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.