Proclamação da República e Consciência Negra são destaques; Confira as principais datas da semana entre 14 e 20 de novembro

Proclamação da República: Ovação popular ao General Deodoro da Fonseca e Bocayuva, na rua do ouvidor, Rio de Janeiro, 1889. Gravura segundo desenho de Veridiano de Carvalho.
Proclamação da República: Ovação popular ao General Deodoro da Fonseca e Bocayuva, na rua do ouvidor, Rio de Janeiro, 1889. Gravura segundo desenho de Veridiano de Carvalho.

O Hoje é Dia da semana de 14 a 20 de novembro começa lembrando os 100 anos da morte da Princesa Isabel no dia 14 de novembro. Já no dia 15, o Brasil celebra os 132 anos da República, data que é feriado nacional.

No âmbito dos direitos humanos, temos importantes marcos como o Dia Internacional para a Tolerância, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A semana tem, ainda, o Dia Mundial do Diabetes, o Dia Nacional da Umbanda e o Dia Internacional do Patrimônio Mundial.

Princesa Isabel

Há 100 anos, no dia 14 de novembro, morria a princesa Isabel. Filha do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, Isabel tornou-se a herdeira do trono brasileiro após a morte prematura do irmão mais velho. A princesa chegou a ser a regente do Império em três ocasiões, sempre durante as viagens de Dom Pedro II à Europa, e assinou durante esse período a Lei do Ventre Livre, que tornava livre os filhos de escravos, e a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil.

A lei conta com apenas dois artigos, que foram aprovados com rapidez, pois a proposta era considerada urgente e um anseio nacional dos senadores da época. Em 2019, o programa Revista Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entrevistou o trineto da princesa sobre os 131 anos da Lei Áurea.  Além disso, em 2018, o História Hoje lembrava os 97 anos de morte da princesa regente.

O nascimento da República

A Proclamação da República ocorreu um ano e meio após a abolição da escravatura. No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca saiu de sua casa no centro do Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil, para proclamar a República acompanhado por uma tropa de cerca de mil militares.

O telejornal Repórter Brasil fez em 2019 uma série de reportagens sobre esse feito histórico, lembrando na ocasião os 130 anos da Proclamação.
Na primeira reportagem, o Repórter Brasil mostrou que a insatisfação com a política imperial e o estabelecimento de novas relações de trabalho, a partir do fim da escravidão, formaram o cenário que levou ao nascimento da República.

A última reportagem da série lembra os desafios que o novo sistema de governo enfrentou nos primeiros anos. Um período marcado pela exclusão política e social, revoltas e a busca pelo direito ao voto.

Tolerância

O Dia Internacional para a Tolerância é celebrado no dia 16. A comemoração internacional foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo marcar a data da constituição da A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural (Unesco), que se deu em 16 de novembro de 1945, e a data da proclamação da Declaração de Princípios Sobre a Tolerância, que foi assinada por 185 países na cidade de Paris com a intenção de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, a partir da prática da tolerância e da convivência pacífica entre os povos vizinhos. Em 2018, uma matéria do Repórter Brasil abordou o tema.

O Dia Internacional do Patrimônio Mundial também é celebrado em 16 de novembro. A comemoração internacional, promovida pela UNESCO, foi criada a partir da adoção da Convenção de Paris, na qual foram assentadas as bases de proteção do patrimônio cultural e natural da humanidade. Em 2017, o Repórter Maranhão falou sobre a data e lembrou que a cidade de São Luís (MA) foi considerada Patrimônio Mundial em 1997.

Hoje é Dia: Palácio dos Leões é o edifício-sede do governo do estado brasileiro do Maranhão. Localiza-se no centro histórico da cidade de São Luís – Google Maps
Consciência Negra
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial.

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional e em 2011 foi criado oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituídos pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011.

*Com informações da Agência Brasil.

Publicação do Jornal da República de 16 de novembro de 1889.
Publicação do Jornal da República de 16 de novembro de 1889.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.