Líderes de classe da rede estadual debatem em Salvador problemas globais em simulação de reuniões da ONU

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Iniciativa promove uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da ONU, quando os jovens têm a oportunidade de debater problemas globais.
Iniciativa promove uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da ONU, quando os jovens têm a oportunidade de debater problemas globais.

Líderes de classe da rede estadual de ensino dos 27 Territórios de Identidade da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira (10/11/2021), as atividades do Bahia Model United Nations (BaMUN). Realizado no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, até sexta-feira (12), a iniciativa promove uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), quando os jovens têm a oportunidade de debater problemas globais, atuando como diplomatas de países no posicionamento oficial da delegação. A abertura contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de autoridades locais e lideranças estudantis.

“É uma oportunidade de debater temas mundiais com líderes de classe representantes de escolas dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Dá muito orgulho ver a maturidade e o conhecimento apresentados, nesta abertura, por estudantes e jovens que têm a oportunidade de trocar experiências e discutir não apenas o futuro, mas também as suas realidades atuais e como isso pode ser transformado de forma positiva”, destacou o secretário Jerônimo Rodrigues.

A estudante cadeirante Bruna Pires, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, falou da oportunidade de participar do encontro. “A expectativa é muito grande, porque estão aqui reunidos líderes de classe de toda a Bahia e de realidades diversas. Por isso, estou muito empolgada com tudo que vamos passar nestes dias do encontro”.

Para o estudante da Educação do Campo, Ismael Sousa, do Colégio Estadual Lúcia Rocha Macedo, no Assentamento Cangussú, em Vitória da Conquista, os temas mundiais também devem ser discutidos no âmbito regional. “São assuntos que repercutem em todos os lugares e é importante que os estudantes possam discutir o impacto das consequências no seu território e como podemos melhorar este cenário”, disse.

Na abertura, ainda estiveram presentes a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA, deputada estadual Fabíola Mansur; o líder de governo na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), deputado estadual Rosemberg Pinto; o coordenador para Políticas da Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos; o líder de território do NTE 21, Pedro Sampaio; o líder de classe no NTE 04, Dhena Pinheiro; os copresidentes do Instituto DiploMUN, Luiz Arthur e Felipe Carvalho; a administradora da ONG Educando, Liz Varela; o diretor de Relações Internacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Kallel Naveca e o vice-presidente da UBES Bahia, Iago Anjos

BaMUN

A ação é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Instituto DiploMUN, que desenvolve a atividade no Brasil. A iniciativa visa democratizar e ampliar o acesso às simulações da ONU e a diplomacia no ensino brasileiro, organizando e promovendo simulações presenciais e on-line para garantir a participação de estudantes dos mais diversos cenários socioeconômicos. A ação já impacta 13 mil jovens de 25 estados do Brasil e 15 países do mundo.

No mundo, a Harvard Model United Nations (HMUN) é a maior e mais prestigiada simulação da ONU. A HMUN conta com mais de quatro mil participantes de 50 países diferentes, que são selecionados através de um rigoroso processo de application. O evento acontece em Boston (Massachusetts) e reúne os jovens líderes mais promissores de todo o mundo para a discussão de problemas globais em mais de 30 comitês.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123215 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.