LBV realiza Percurso Formativo que empodera e promove debate com cooperativas de catadores de resíduos recicláveis de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus  

Evento contará com limite de 50 pessoas, obedecendo todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde vigentes.
Evento contará com limite de 50 pessoas, obedecendo todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde vigentes.

O mundo está em déficit de recursos naturais, o que temos atualmente está cada vez mais escasso e não é mais suficiente para suprir o consumo da humanidade. Em 2019, o limite foi atingido ainda mais cedo do que em anos anteriores, segundo cálculo realizado pela organização Global Footprint Network. Entrar nesse “cheque especial” dos recursos naturais, trouxe consequências muito graves para o nosso planeta. A água potável escassa, erosão do solo, secas, inundações, incêndios florestais, furacões, que resultam na perda de safras, consequentemente na alta nos preços dos alimentos, realidade que convida a sociedade a ações urgentes de sustentabilidade, que freiem o consumo, e também cuidem dos recursos naturais. Por esse motivo, a Legião da Boa Vontade (LBV) vai realizar nos dias 8, 9, 10 e 11 um Percurso Formativo junto a organizações da sociedade civil – em sua maioria, cooperativas de catadores de resíduos recicláveis – atendidas pela Instituição, em Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, abordando o tema “Sustentabilidade e Solidariedade: um diálogo necessário”.

A iniciativa nasce a partir das demandas socioambientais identificadas pelas representações das Organizações e integra o repertório de ações formativas desenvolvidas pelo Programa de Assessoramento e de Defesa e Garantia de Direitos – Rede Sociedade Solidária, da LBV. Nessa primeira edição, o encontro visa abrir espaço para reflexões necessárias acerca da relação com o meio ambiente, apontando caminhos para consolidação de uma cultura efetiva de sustentabilidade, investindo continuamente em valores como solidariedade e Amor ao próximo, usando-os como ferramentas auxiliadoras na construção de um mundo melhor. As experiências bem-sucedidas de trabalhos coletivos já adquiridas pelas organizações serão partilhadas, afim de que novos aprendizados surjam e nos possibilitem enxergar além dos limites impostos pela escassez. O encontro é um convite a trocas de saberes sobre como devemos e podemos cuidar melhor da nossa casa – o planeta Terra. O Evento contará com limite de 50 pessoas, obedecendo todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) vigentes.

Programação

8 e 9 de novembro de 2021 – Santo Antônio de Jesus/BA, com representantes da equipe técnica e catadores filiados à Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis do Recôncavo Baiano (ACRB), representantes do corpo docente e discentes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), representantes do Centro Espírita Casa de Petitinga, representantes da equipe profissional da LBV e pessoas interessadas.

10 e 11 de novembro de 2021 – Feira de Santana/BA, com representantes da equipe técnica e catadores filiados à Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e municípios vizinhos (ARTEMARES), representantes do Coletivo de Costureiras, representantes do Coletivo Evangeliza Feira, representante do Coletivo Habitat do Sertão, representantes da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), representantes da equipe profissional da Legião da Boa Vontade (LBV) e pessoas interessadas. Local: Associação Shalom Adonai.

Agenda

  • O que: Percurso Formativo da LBV
  • Quando: 10 e 11 de novembro de 2021 (quarta e quinta) – 9 às 17 horas
  • Onde: Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, Bahia.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.