Feira de Santana: Governo Colbert Martins debate ampliação da cobertura de esgotamento sanitário de Feira de Santana

Proposta de uma PPP de esgotamento sanitário foi apresentada ao prefeito Colbert Martins por gestores da Embasa e da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.
Proposta de uma PPP de esgotamento sanitário foi apresentada ao prefeito Colbert Martins por gestores da Embasa e da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

A proposta de uma Parceria Público Privada (PPP) de esgotamento sanitário, que amplia e otimiza o esgotamento sanitário em Feira de Santana, foi apresentada ao Governo Colbert Martins por gestores da Embasa e da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, na tarde desta segunda-feira (22/11/2021). O encontro ocorreu no Paço Municipal Maria Quitéria, em Feira de Santana.

O chefe do Executivo destacou que desde 2019 existe um contrato de serviço público entre a Prefeitura e a Embasa, de acordo o novo marco legal do saneamento, estabelecendo metas a serem alcançadas nos próximos 30 anos e cumpridas pelo órgão estadual.

“Agora estamos dando passos seguros para termos uma cobertura de esgotamento adequada, bem como participar e administrar essa PPP”. Os novos programas estratégico e modelo de investimentos beneficiam mais 19 municípios que compõem o Portal do Sertão.

“Entretanto, isso depende da assinatura e autorização da Prefeitura de Feira, uma vez que consta no contrato”, explica Colbert. De acordo com o prefeito é necessário discutir o assunto para que o Município tenha segurança jurídica, como dono da concessão de água e esgoto, para propor e assegurar a tomada de decisões.

Até 2033, o município poderá alcançar até 90% de cobertura de esgotamento sanitário e 99% de cobertura de água encanada. O prefeito destacou que a PPP beneficiará as bacias do Jacuípe e do Subaé, com ampliação de saneamento, e principalmente a bacia do Pojuca, contemplando bairros desassistidos deste serviço pelo Estado, como a avenida Artêmia Pires, no SIM, Santo Antônio dos Prazeres e Papagaio.

O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, argumentou que as obras de duplicação do sistema de produção de água e esgotamento sanitário vão acelerar os investimentos e melhorar o atendimento à população.

O gestor da Embasa esteve acompanhado de Leonardo Goes, secretário estadual de Recursos Hídricos; José Ubiratan, diretor de Operação do Interior, e Euvaldo Neto, gerente regional da Embasa.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Planejamento, Carlos Brito, de Governo, Denilton Brito, e o procurador Carlos Alberto Moura Pinho.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116758 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.