Gestores das escolas estaduais de Salvador participam de encontro de mobilização para as avaliações do SAEB

evento teve como foco a mobilização das escolas estaduais para a realização das provas que podem ser aplicadas nas unidades escolares até o dia 10 de dezembro.
evento teve como foco a mobilização das escolas estaduais para a realização das provas que podem ser aplicadas nas unidades escolares até o dia 10 de dezembro.

Com o objetivo de discutir questões relacionadas à aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta terça-feira (16/11/2021), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, um encontro com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26). O evento teve como foco a mobilização das escolas estaduais para a realização das provas que podem ser aplicadas nas unidades escolares até o dia 10 de dezembro. Já na quarta-feira (17), às 10 horas, também no IAT, acontece a Mobilização Busca Ativa Escolar, com a participação de conselheiros tutelares do município de Salvador.

O superintendente de Gestão da Informação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Rainer Wendell Guimarães, falou da importância do encontro. “Neste ano de contexto pandêmico, as avaliações externas irão apresentar possibilidades de leitura e saídas desta nova realidade. O principal desafio agora é garantir a participação dos estudantes e as escolas estão mobilizadas neste sentido. Este encontro foi um espaço para orientação e troca de experiência”, destacou.

Para a gestora do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Luís Pinto de Carvalho, localizado em Salvador, Daniela Ramos, é preciso que os educadores e gestores tenham um novo olhar sobre esse processo de avaliação. “Este encontro foi bastante relevante para que pudéssemos entender o sentido das avaliações do SAEB neste momento de pandemia e saber de que maneira podemos incentivar nossos alunos a fazerem a avaliação com seriedade, uma vez que os resultados são de suma importância para a educação como um todo”, comentou.

Segundo a diretora do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, também em Salvador, Rogéria dos Santos, é muito importante a realização de eventos que proporcionam a avaliação do trabalho pedagógico na rede estadual e ajudam os gestores a realizarem intervenções dentro das unidades escolares. “Sabemos da importância da aplicação das provas do SAEB para todas as instâncias da Educação e estamos nos empenhando para envolvermos os estudantes e professores para que com muito compromisso possamos representar com excelência a educação baiana”, disse.

Sobre as provas do SAEB – Trata-se de um conjunto de testes e questionários, com a finalidade de avaliar a qualidade da Educação Básica do país; contribuir para a sua melhoria; e monitorar as políticas públicas educacionais. Participam estudantes do 5º e 9º no do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio.

O encontro também contou com a participação da diretora do NTE 26, Maria Celeste Vianna; da diretora do IAT, Cybele Amado; do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; da diretora de Currículo da SEC, Jurema Brito; dentre outros convidados.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120815 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.