Documentário aborda vida e obra de Tibério; Artistas plástico de Candeias é tema de filme

Mestre Tibério, mestre artífice, artesão e escultor nascido e criado em Passé, distrito de Candeias.
Mestre Tibério, mestre artífice, artesão e escultor nascido e criado em Passé, distrito de Candeias.

Na quinta-feira (25/11/2021), acontece o lançamento do documentário Tibério: o escultor de Passé no Youtube do Coletivo Cutucar, que narra a história de vida, inspirações e conhecimentos do Mestre Tibério, mestre artífice, artesão e escultor nascido e criado em Passé, distrito de Candeias/Bahia, bem como de uma mostra virtual exposta em seu instagram @mestretiberio.

O projeto e o roteiro foram escritos por Magnair Barbosa, historiadora, especialista em História em Cultura Baiana, Mestra em Cultura e Sociedade através do Programa Multidisciplinar de Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia, que desenvolve trabalhos nas áreas de História Social da Cultura, Festividades e Patrimônio Cultural, responsável pelo trabalho de pesquisa e registro do legado desse mestre que traz em sua bagagem e formação o brilho e talento dos grandes mestres do saber popular brasileiros, moldados e lapidados pela vida e que transformam com suas habilidosas mãos, adversidade em arte e beleza.

A obra foi produzida pelo Coletivo Cutucar, que disponibilizará o doc em seu canal do Youtube, a partir das 08h para que os interessados possam assistir e conhecer a história desse homem que funde sua vida pessoal e profissional através da arte.

Tibério: o escultor de Passé

A proposta visa disseminar a arte de Silvio Antônio, mais conhecido por Tibério, que frequentou a escola regular até o segundo ano do ensino fundamental, quando interrompeu os estudos após falecimento da mãe. Apesar da vida árdua de trabalho desde a infância, seja na lavoura seja na maré, tinha como válvula de escape a arte em madeira, a qual se dedica até os dias atuais e a mesma que despertou sua maestria, título que vai para além da formação acadêmica.

A vida foi sua escola e, nesse contato estreito com o meio ambiente, expressa sua visão de mundo, também transmitidos em sua fala, em sua postura e consequentemente em sua arte. Daí, o interesse em desenvolver um projeto que visa, não apenas valorizar e divulgar a produção desse grande e reconhecido Mestre, mais um homem simples, humilde, forte e perspicaz, capaz de se tornar referências para a comunidade, por meio da criação de peças, que encantam aos olhos mais apurados, como também, apresentá-lo para aqueles que precisam de uma referência real e ainda viva: um homem que se tornou, apesar das adversidades, um vencedor e isso merece destaque.

Mostra Virtual – Tempos

Suas peças retratam seu território e a relação que mantém com esse espaço. Nesse sentido, além de apresentar a arte e o artista para além das fronteiras de Passé, registradas no doc, foi montada a mostra virtual Tempos, em seu Instagram @mestretiberio, com curadoria de Magnair Barbosa, que reuniu as peças do artista e ressalva que os interessados também podem realizar encomendas.

A Coordenação do projeto ficou por conta de Manoela Márcio Trindade, a fotografia por Lídia Araújo e de forma colaborativa com a produção de Magnair Barbosa e Pedro Cigano. O projeto foi executado com recursos do Edital Romar Duarte para Seleção de Propostas Culturais – Chamada Pública 02/2021, realizado pela Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Cultura e Turismo – SECTUR.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115059 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.