‘Dia Internacional da Tolerância’ pede respeito e valorização de culturas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Data, comemorada desde 1996, reforça compromisso em promover diversidade cultural.
Data, comemorada desde 1996, reforça compromisso em promover diversidade cultural.

As Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Tolerância neste 16 de novembro de 2021. O Dia foi declarado pela Assembleia Geral da ONU, em 1996, e destaca o compromisso em promover o entendimento entre culturas e povos.

A resolução foi adotada após o Ano da Tolerância das Nações Unidas, em 1995, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

Declaração

Os Estados-Membros da Unesco aprovaram a Declaração de Princípios sobre Tolerância com um texto que prevê o respeito e valorização da variedade de culturas, formas de expressão e maneiras do ser humano.

O conteúdo afirma que a tolerância deve combater discursos que levam ao medo e à exclusão e ajudar os jovens a serem capazes de fazer um julgamento independente dos fatos, terem pensamento crítico e raciocínio ético.

De acordo com a resolução, “a diversidade de religiões, línguas, culturas e etnias no mundo não é um pretexto para o conflito, mas sim um tesouro que enriquece a todos”.

Combate

As Nações Unidas sugerem formas de combater a intolerância e pedem aos governos para implementar leis que proíbam e punam crimes de ódio e discriminação.

Educação e acesso à informação também são vistos como pilares importantes para limitar a influência negativa e promover liberdade e pluralismo de imprensa para permitir que o público diferencie fatos de opiniões.

*Com informações da ONU News.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123337 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.