Com relevantes serviços prestados a Feira de Santana, coronel do Exército e major da PM recebem ‘Comenda Maria Quitéria’

As honrarias são fruto dos Projetos de Decretos 008 e 009/2021, aprovados na Casa, ambos de iniciativa do vereador Correia Zezito (Patriota).
As honrarias são fruto dos Projetos de Decretos 008 e 009/2021, aprovados na Casa, ambos de iniciativa do vereador Correia Zezito (Patriota).

O comandante responsável por dirigir as atividades de combate à pandemia pelo Exército em cidades do interior da Bahia e o major da Polícia Militar que integrou a equipe de fundação da escola da corporação em Feira de Santana, respectivamente, coronel André Luís Nascimento Cajazeira, e major Hamilton Ferreira dos Santos foram agraciados com a Comenda Maria Quitéria, na manhã desta segunda (22/11/2021), na Câmara Municipal de Feira de Santana. As honrarias são fruto dos Projetos de Decretos 008 e 009/2021, aprovados na Casa, ambos de iniciativa do vereador Correia Zezito (Patriota).

Em seu discurso de agradecimento pela condecoração, o coronel André Luís Nascimento Cajazeira, que comanda o 35º Batalhão de Infantaria (35 BI), destacou as ações empreendidas pelo Exército no combate à pandemia em cidades do interior da Bahia como descontaminação “em inúmeras entidades assistenciais e públicas”; distribuiu materiais de proteção para dezenas de secretarias de Saúde; campanhas internas de doação de sangue ao Hemoba de Feira, além de campanhas de doação de alimentos, brinquedos e material escolar. O coronel citou ainda o trabalho feito pelo 35 BI com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que lhes dão a oportunidade de participar de atividades esportivas no contraturno escolar.

Filho de militar, o coronel André Luís Cajazeira chegou à Feira em 1975, ainda recém-nascido, oriundo de Aragarças, município do estado de Goiás. Em 1998, iniciou sua carreira no 35 BI como aspirante e, em 2019, passou a ser comandante do batalhão para o biênio 2020-2021.  “Ao ser indicado à comenda Maria Quitéria, me veio à memória a coragem e patriotismo desta mulher”, disse.

Também ao agradecer pela honraria, o major Hamilton Ferreira citou a implantação do colégio Militar de Feira como um de seus mais importantes feitos na corporação. “Ouso de dizer que uma das missões mais importantes a mim confiada, foi participar da implantação do colégio militar Diva Portela, porque acredito que sem educação não alcançamos lugares mais altos. Acabei fixando residência aqui em Feira desde 2005”, disse ao dedicar a comenda à Polícia Militar: “é uma alegria muito grande ser reconhecido por essa cidade. É emocionante este momento e lembro do hino que diz: ‘ao estranho tu sempre dominas’ porque não tem como chegar a essa cidade e não ser acolhido por ela”.

Major Hamilton Ferreira foi oficial de inteligência no Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL). Fundou e comandou a 97ª Companhia, em Irará. Ao voltar para Feira, foi promovido à atual patente e passou a avaliar os processos da corregedoria da polícia. “Minha última função aqui foi como comandante da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Lá, desenvolvemos o projeto Fale Com a 65 CIPM, para aproximar a população da companhia”, disse.

O vereador Correia Zezito, autor das homenagens, que é militar, falou que se sente honrado em conceder a comenda aos condecorados. O presidente da Casa, Fernando Torres (PSD) prestigiou a sessão e revezou a presidência da mesa com os vereadores Jurandy Carvalho (PL) e Silvio Dias (PT). Também estiveram presentes o ex-secretário municipal de Agricultura, representando o ex-prefeito José Ronaldo; o professor Aurelino Bento, representando o deputado federal Zé Neto; o tenente-coronel Adriano Bertolino, comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militar, entre outros.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141309 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.