52 pesquisadores da Capes anunciam renúncia coletiva

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Fachada do edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Fachada do edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A mais recente crise no Ministério da Educação (MEC) deflagrou a renúncia coletiva de 52 pesquisadores da Capes. Os cientistas afirmam que não têm conseguido trabalhar seguindo padrões acadêmicos.

Eles sustentam que a Capes não tem atuado para defender a avaliação dos cursos de pós-graduação, e que há uma “corrida desenfreada” para cumprir um calendário em favor de novos cursos de pós-graduação à distância.

“Gostaríamos de poder trabalhar com previsibilidade, respeito aos melhores padrões acadêmicos, atenção às especificidades das áreas e, principalmente, um mínimo respaldo da agência. Tais condições não têm se verificado nos últimos meses”, afirmam os pesquisadores da área de matemática que assinaram um dos documentos, divulgado nesta segunda-feira (29/11/2021).

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, os pesquisadores que pediram renúncia de suas funções são das áreas de matemática, astronomia e física. Eles criticam a presidência da instituição por não defender a avaliação quadrienal da pós-graduação, suspensa por decisão judicial em setembro.

“A presidência da Capes também trouxe à baila o assunto de Ensino à Distância (EaD). Fomos instados a escrever novos documentos a respeito em um prazo de dois dias úteis, depois estendidos em mais uma semana. No entanto, estabelecer parâmetros para a expansão com qualidade do EaD não é tarefa para uns poucos dias de trabalho”, diz o texto.

*Com informações da Agência Sputnik Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123279 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.