UniFTC e UEFS realizam projeto de castração de animais em Feira de Santana

Instituições de ensino oferecem castração de animais em Feira de Santana.
Instituições de ensino oferecem castração de animais em Feira de Santana.

Com o objetivo de controlar a população de cães e gatos localizados dentro do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na região que a universidade está inserida, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da UniFTC do município feirense, firmou parceria com a instituição de ensino público e está realizando um Projeto de Castração de animais.

Mais de 20 animais já foram operados, até o momento. Em média, são capturados no campus da UEFS de 5 a 7 animais para que seja feita a avaliação pelos alunos antes da intervenção cirúrgica. A ação, que ocorre dentro da Clínica de Medicina Veterinária da UniFTC, situada na Avenida Artêmia Pires Freitas, s/n, visa ainda monitorar a transmissão de zoonoses.

Além de ceder o espaço da Clínica e os demais materiais necessários, os estudantes realizam a avaliação pré-cirúrgica e participam das cirurgias e a UEFS está doando os anestésicos. “A instituição de ensino pública entra em contato com os estudantes na clínica-escola da UniFTC e combinam a data para realização do procedimento. Com a ação, pretendemos oferecer mais qualidade de vida à população, já que sabemos que os animais podem transmitir doenças para as pessoas”, informou a coordenadora da Clínica-Escola de Medicina Veterinária, Mariana de Andrade Silva.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UniFTC de Feira de Santana, Luiz Gustavo Brandão, a iniciativa é de suma importância. “Preocupados com o grande número de animais no campus e para evitar o crescimento populacional desenfreado desses bichinhos, a reitoria solicitou apoio aos professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da UniFTC de Feira de Santana. Já estamos prestando este auxílio. Nas próximas semanas mais castrações ocorrerão”, disse.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9757 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).