Salvador recebe espetáculo ‘Cartas Libanesas’ e workshop ‘O Ator Contador de Suas Memórias’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Espetáculo trata de forma poética dos desafios da imigração e da luta daqueles que deixaram seus países de origem.
Espetáculo trata de forma poética dos desafios da imigração e da luta daqueles que deixaram seus países de origem.

Aprovado pelo Edital ELETROBRAS FURNAS, através do Projeto “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil” e aclamado pela crítica, o espetáculo “Cartas Libanesas” é a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias histórias para refletir sobre a imigração.

Este ano o espetáculo, de autoria de José Eduardo Vendramini e direção de Marcelo Lazzaratto, direção de vídeo de Flávio Barollo e roteiro de Eduardo Mossri, Karen Menatti e Flavio Barollo, retorna, com adaptação textual e uma nova roupagem para o audiovisual. A turnê, que já passou por Natal, Fortaleza, João Pessoa e Recife encerra a temporada no Nordeste com sessões direcionadas ao público de Salvador, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2021, com distribuição gratuita de ingressos, através da plataforma Sympla, e pelo site www.cartaslibanesas.com.br.

Construído em 2009, a partir de cartas que a avó recebia do avô de Eduardo, com a contribuição de relatos verídicos de outros imigrantes libaneses, o monólogo conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou sua esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o Brasil, o personagem precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família e da terra-mãe. Após anos de sofrimento e trabalho, Miguel decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país.

Eduardo fala sobre os desafios da nova turnê: “Em todo trabalho que eu faço, meu grande objetivo é fazer com que ele possa circular, gosto de ver ele chegar aos mais diferentes públicos, inclusive visando sair do eixo Rio – São Paulo. Infelizmente uma pandemia mundial inviabilizou essa circulação presencial, mas assim como toda a classe artística, fomos desafiados a arranjar formas de seguir e, essa versão de “Cartas Libanesas” online é uma resposta a isso, criando uma obra totalmente inédita e tão potente quanto. E quando for possível, voltaremos a encher teatros e a circular nos mais diferentes estados. Esse desejo em mim não muda!”

O espetáculo tem trilha inédita composta especialmente por Gregory Slivar e figurino de Fause Haten, e sua narrativa tangencia temas políticos, como a imigração e os choques culturais que formam o Brasil, mostrando a importância da trajetória de grupos de outras nações na formação do país.

Em tempos em que questões imigratórias estão tão fortes, “Cartas Libanesas” é uma história de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram a nossa identidade cultural.

Além das apresentações online, a turnê contemplará ainda o bate-papo on-line “Prosa com o Ator”, um diálogo informal entre o ator Eduardo Mossri e um representante de cada estado por onde a peça circulará.  Em Salvador o bate-papo será no dia 27 de outubro, via plataforma Zoom, tendo como convidada a atriz Tina Tude, e a discussão será baseada em temas presentes no espetáculo, como: imigração, memória, ancestralidade, identidade e direitos humanos. Passando ainda pelo fazer teatral e o papel da arte como reflexão da história e a construção de um povo, ampliando o olhar, a diversidade cultural e a representatividade, promovendo também a aproximação do público com o teatro, confirmando o potencial da arte em ser educadora e colaboradora diante de uma realidade social. O público-alvo será estudantes e docentes de instituições públicas de Salvador.

Outra atividade será o Workshop “O Ator Contador de Suas Memórias”, a ser realizado no dia 28 de outubro, das 19 às 22 horas, tendo como público-alvo atores e não atores, a partir de 18 anos, residentes em Pernambuco. No workshop o ator Eduardo Mossri relaciona a sua pesquisa no processo de criação do espetáculo “Cartas Libanesas”, para promover o resgate de histórias pessoais e a escrita dramática, como estímulo do imaginário pessoal e criativo do ator. A ideia é compartilhar com estudantes, atores profissionais ou não profissionais, algumas dinâmicas, jogos e técnicas pré-expressivas, que possam contribuir na reflexão de suas próprias experiências, memórias e ancestralidade, como um dos caminhos no fazer teatral. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas no site www.cartaslibanesas.com.br

A nova temporada do espetáculo “Cartas Libanesas” é uma realização da BOBOX Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e ELETROBRAS FURNAS, e o apoio cultural do Museu da Imigração e Museu do Café do Estado de São Paulo.

Agenda do espetáculo

  • O que: Cartas Libanesas
  • Onde: YouTube
  • Quando: Dias 29, 30 e 31 de outubro – 20 horas
  • Ingresso gratuito
  • Classificação indicativa: 12 anos

*As sessões também podem ser assistidas por pessoas de outras cidades/estados bastando que estas retirem os seus ingressos na plataforma Sympla.

Agenda da prosa

  • O que: Prosa com o Ator e Convidados
  • Onde: Plataforma Zoom
  • Quando: 27 de outubro, 18 às 20 horas

Agenda do Workshop

  • O que: Workshop “Ator Contador de suas Memórias”
  • Onde: Plataforma Zoom
  • Quando: 28 de outubro, das 19 às 22 horas
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.