Salvador: Cemitério Campo Santo tem programação especial para edição 2021 de Dia de Finados

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Campo Santo prepara uma ação especial para receber os visitantes, que serão recepcionados com rosas brancas, além da presença de músicos violinistas e saxofonistas.
Campo Santo prepara uma ação especial para receber os visitantes, que serão recepcionados com rosas brancas, além da presença de músicos violinistas e saxofonistas.

Na próxima terça-feira (02/10/2021), dia em que ocorre o feriado em memória aos Finados, será realizada uma missa solene no Cemitério Campo Santo, situado no bairro da Federação, em Salvador, às 9 horas, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério.

A missa será transmitida de forma online nas redes sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), nas plataformas YouTube (santacasadabahia) e Instagram (@santacasadabahia), e contará com a presença do provedor da SCMBA, José Antônio Rodrigues Alves, e membros da Irmandade da SCMBA.

Além da missa da Santa Casa, outras quatro missas serão realizadas ao longo do dia na Capela de Nossa Senhora da Piedade, situada no Cemitério Campo Santo, às 7 horas, 12:30, 14 horas e 15:30.

Às 10:30 haverá uma oração inter-religiosa com a participação de líderes de diversas religiões, a exemplo do candomblé, umbanda, islamismo, Hare Krishna, católicos e evangélicos. Esta celebração também será transmitida de forma online, através do YouTube (/santacasadabahia) e Instagram (@cemiteriocamposanto).

Visitantes

Em anos anteriores à pandemia do coronavírus, o Cemitério Campo Santo já registrou um público estimado em mais de 30 mil pessoas durante a semana que antecedia o Dia de Finados. No ano passado, o local recebeu aproximadamente 1.300 pessoas entre as 6:30 e 17 horas no dia 2 de novembro.

Segundo o gerente do Cemitério Campo Santo, Roberto Guimarães, devido à vacinação e redução de óbitos por Covid-19, a expectativa é que esse ano seja registrado um número aproximado de 4 a 5 mil pessoas, com maior volume no período da manhã, entre as 7 e 13 horas.

“Ainda precisamos manter todos os cuidados diante da pandemia, mas podemos nos considerar vitoriosos por termos sobrevivido à dias tão difíceis. Esse é um momento de reflexão, de lembrarmos dos nossos entes queridos e de valorizarmos a graça que é estar vivo”, ressaltou Roberto Guimarães.

Este ano, o Campo Santo prepara uma ação especial para receber os visitantes, que serão recepcionados com rosas brancas, além da presença de músicos violinistas e saxofonistas.

O Cemitério Campo Santo permanece com todos os protocolos de prevenção à Covid-19, disponibilizando álcool em gel para o público, sinalização dos assentos para distanciamento social, tapetes higienizadores e redução do número de participantes nas missas, conforme recomendado pelo protocolo municipal.

Sobre o Cemitério Campo Santo

Um dos cemitérios mais antigos do Brasil e o segundo mais antigo de Salvador, o Cemitério Campo Santo foi o primeiro da Bahia a realizar enterros a céu aberto, no século XIX. Após um projeto de ampliação e modernização, foi implantado o Novo Campo Santo, com novos módulos verticais de sepultamento, feitos em ecogranito, utilizando novas tecnologias e sistema ecológico de tratamento de gases, além de novo crematório, com controle das emissões de gás e salas de cerimônia em 4D para a realização de velórios.

O Cemitério Campo Santo também é considerado um museu a céu aberto e possui um Circuito Cultural com mais de 200 obras catalogadas, nos estilos renascentista, barroco, neogótico, moderno e contemporâneo, abrigando importantes mausoléus de personalidades baianas, feitos por diversos artistas, além da Estátua da Fé, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esculpida em um único bloco de mármore de Carrara, em 1865.

Agenda da Missa

  • O que: Missa do Dia de Finados
  • Onde: Cemitério Campo Santo
  • Quando: Dia de Finados, 2 de novembro – 9 horas
  • Endereço: Cemitério Campo Santo. Largo do Campo Santo, S/N. Federação.
  • Transmissão online: YouTube: /santacasadabahia Instagram: @santacasadabahia

 Agenda da Celebração

  • O que: Celebração inter-religiosa
  • Onde: Cemitério Campo Santo
  • Quando: Dia de Finados, 2 de novembro – 9 horas
  • Endereço: Cemitério Campo Santo. Largo do Campo Santo, S/N. Federação.
  • Transmissão online: YouTube: /santacasadabahia Instagram: @cemiteriocamposanto
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123179 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.