Reitor Evandro do Nascimento inaugura Farmácia Universitária da UEFS; Unidade é destinada a Atenção Básica de Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Ampliando formação discente e atendendo a população, a Farmácia Universitária da Uefs foi inaugurada pelo reitor Evandro do Nascimento, nesta quarta-feira (27/10/2021).
Ampliando formação discente e atendendo a população, a Farmácia Universitária da Uefs foi inaugurada pelo reitor Evandro do Nascimento, nesta quarta-feira (27/10/2021).

A unidade prestará assistência para o uso racional de medicamentos na Atenção Básica de Feira de Santana, utilização de plantas medicinais e fitoterápicos nos municípios do semiárido baiano e atendimento com orientações à população pelo Centro de Informação Sobre Medicamentos (CIM) da Uefs.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) comemorou com docentes, servidores técnicos, discentes, representantes públicos e comunidade a inauguração da Farmácia Universitária na manhã desta quarta-feira (27//10/2021), em cerimônia realizada no campus da instituição. O espaço será utilizado para ampliar a formação dos estudantes de Farmácia e de outros cursos, por meio da integração entre teoria e prática profissional, mas também realizando assistência farmacêutica à comunidade externa.

“Haverá uma articulação da universidade com o SUS [Sistema Único de Saúde]”, expôs a coordenadora da Farmácia Universitária da Uefs, Tatiane Alencar, na cerimônia de inauguração. Cumprindo ações de extensão, a unidade prestará assistência para o uso racional de medicamentos na Atenção Básica de Feira de Santana, utilização de plantas medicinais e fitoterápicos nos municípios do semiárido baiano e atendimento com orientações à população pelo Centro de Informação Sobre Medicamentos (CIM) da Uefs.

A partir da conquista deste espaço, a Uefs realiza uma reforma curricular já integrando a prática profissional na Farmácia Universitária – um projeto antigo que agora se concretiza, segundo a coordenadora.  “Estamos materializando o trabalho e a persistência de muitas pessoas, que dedicaram tempo, diálogos e esperança, ao articular recursos e estratégias para viabilizar esse projeto. Me sinto muito feliz e honrada por este momento”, relatou Tatiane Alencar, emocionada na cerimônia.

“Mais do que a Farmácia Universitária, é a sociedade que ganha”, avalia o coordenador do curso de Farmácia da Uefs, Pedro Prates. E, por isso, defendeu a manutenção e fortalecimento de um “intercâmbio de conhecimentos” da Uefs com outros entes governamentais, do estado e do município. Na ocasião, ele sinalizou que “qualquer espaço conquistado numa universidade pública do nordeste do Brasil é difícil”. “É uma guerra”, reforça o Coordenador da Assistência Farmacêutica de Feira de Santana, Marcelo Soares, sobre os esforços do poder público para firmar parcerias institucionais. “Mas nós conseguimos”, completou o representante da Secretaria Municipal de Saúde.

O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, falou sobre a importância da assistência farmacêutica à população. Lembrou dos sérios problemas ocorridos durante a pandemia pela prescrição de medicamentos sem comprovação científica para tratamento à Covid-19. “Houve, por parte do governo federal e também de profissionais da área médica, a disseminação de informações que, ao promover o uso desses medicamentos sem comprovação de eficácia, levou ao [fato de] muitas vidas serem ceifadas”, lamentou.

“A nossa população precisa de informações qualificadas”, reforça. Valorizando a relevância social da Farmácia Universitária, o reitor frisou sobre a necessidade de ampliação do acesso das pessoas à aquisição de medicamentos, “sobretudo, as que não podem comprar com recursos próprios”. “Eu espero que, nessa farmácia, uma boa parte dessas pessoas que vão ter acesso ao serviço se beneficie com medicamentos eficazes e que sirvam aos seus propósitos [de saúde]”, finalizou Evandro do Nascimento.

O evento foi realizado seguindo todos os protocolos sanitários recomendados por autoridades de saúde e instituídos na Uefs, mas transmitido ao vivo no Instagram pela Assessoria de Comunicação da universidade. Estiveram presentes também estudantes e representantes de diversas pró-reitorias como a de Graduação (PROGRAD), de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e de Extensão (PROEX) e também de unidades administrativas da Uefs.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121764 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.