Professores de Odontologia e egressos da UEFS participam de homenagem ao ‘Dia do Cirurgião-Dentista’ na Câmara Municipal de Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Evento foi uma iniciativa do vereador e cirurgião-dentista Ivanberg dos Santos Lima (PT).
Evento foi uma iniciativa do vereador e cirurgião-dentista Ivanberg dos Santos Lima (PT).

Em homenagem ao “Dia do Cirurgião-Dentista”, professores, pesquisadores, profissionais de Odontologia, representantes institucionais de classe e governamentais e da sociedade civil participaram da sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (25/10/2021) pela Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS). O evento foi uma iniciativa do vereador e cirurgião-dentista Ivanberg dos Santos Lima (PT). Em pronunciamento, o edil elencou nomes de alguns parlamentares do estado e do município que também são cirurgiões dentistas e parabenizou a categoria. Ele destacou a formação de muitos profissionais pelo curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), representado pela coordenadora, doutora Nélia de Medeiros Sampaio.

“O cirurgião-dentista tem por obrigação estar presente em diversos espaços políticos”, apontou a professora Nélia Sampaio na tribuna. Nessa linha, o delegado do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) em Feira de Santana, doutor Wernner Christian Vasconcelos Bucker, também defendeu a importância do diálogo entre representantes da categoria e o legislativo do município. “Estamos presentes em todas as bocas”, comentou a coordenadora da Divisão de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, Maria Cristina Rosa Ribeiro, sobre a assistência cotidiana dos cirurgiões dentistas à população, até mesmo durante a pandemia: “não paramos”.

Em palestra, a professora de Odontologia e coordenadora do Programa Multiprofissional de Saúde da Família da UEFS, doutora Ana Áurea Lessa de Oliveira Rodrigues, discorreu sobre a mudança de perfil da profissão – até então exercida informalmente e que, ao longo do tempo, foi se qualificando pela formação técnico-científica em universidades e assumindo diferentes especialidades no mundo e no Brasil. “A odontologia brasileira tem uma excelente capacitação técnica, com tecnologia de ponta na produção de insumos odontológicos”, frisa. Mas alerta sobre os riscos de a atuação profissional e o acesso aos serviços de odontologia estarem mais centrados nos aspectos tecnológicos e aberto apenas às pessoas que podem pagar ou terem vínculo empregatício que garanta o uso de planos odontológicos para serem clinicamente atendidas – assistência que, no Brasil, historicamente “priorizava as ações curativas, restritas e isoladas em nível ambulatorial e livre demanda”.

A pesquisadora em Saúde Coletiva explica que, “com o SUS, o acesso universal da população aos serviços de saúde foi garantido legalmente e não mais se admite exclusão de grupos populacionais”. É fundamental se observar as condições de vida das pessoas no atendimento clínico, pois são muitos os fatores sociais que determinam como a saúde ou as doenças podem acontecer. “O cirurgião-dentista é o profissional que atua diretamente nessas condições, produzindo o cuidado da pessoa, mas que também deve considerar em sua prática a saúde bucal além do céu da boca”, reforça a palestrante sobre a integralidade de assistência à saúde. Ana Áurea também propôs a ampliação de contratação de odontólogos para integrar equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Por fim, representando os profissionais com maior tempo de atuação na Odontologia, lembrado no evento como “formador” da maioria dos profissionais da área em Feira de Santana e região, o doutor Jorge Antônio Ferreira Marques foi homenageado no evento. Além dele, outros professores da UEFS e de demais instituições de educação, como também odontólogos e os representantes da categoria que participaram da sessão solene, receberam um certificado de homenagem pelo “Dia do Cirurgião-Dentista”.

O evento pode ser acompanhado na íntegra pelo canal da CMFS no YouTube.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121580 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.