Prefeitura é surpreendida com manifestação impedindo a circulação de ônibus da Rosa, diz Governo Colbert Martins; Crise na Mobilidade Urbana de Feira de Santana é agravada

Manifestação de trabalhadores na sede da Empresa de Ônibus Rosa. Governo Colbert Martins adotou providências judiciais para garantir o transporte público de Feira de Santana.
Manifestação de trabalhadores na sede da Empresa de Ônibus Rosa. Governo Colbert Martins adotou providências judiciais para garantir o transporte público de Feira de Santana.

A Prefeitura de Feira de Santana foi surpreendida nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27/10/2021), com uma manifestação impedindo a saída de ônibus da garagem da Empresa Rosa, informou Governo Colbert Martins.

O Governo Municipal, através da Procuradoria Geral (PGM), já adotou providências judiciais a fim de restabelecer a normalidade da operação de transporte público urbano e a garantia do interesse coletivo.

O ato de caráter político-partidário, organizado pelo manifestante Ubiratan Fonseca de Jesus, compromete as 109 linhas de transporte do município. São apenas quatro linhas rurais que, emergencialmente, estão sendo atendidas pelo STPAC (Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar).

A frota de ônibus da concessionária Rosa, bem como colaboradores (motoristas e cobradores) estão preparados para iniciarem a operação assim que os manifestantes desobstruam o local.

A Guarda Municipal foi acionada para manter a ordem e preservar a segurança de operadores do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

O ato prejudica a população do município que utiliza o serviço essencial para se deslocar ao trabalho e locais de vacinação. Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta usuários, nos terminais de transbordo (Norte e Central), afetados com a falta do transporte público.

Vereador Jhonatas Monteiro denuncia descaso da PMFS com o transporte das comunidades rurais, que seguem ocupando garagem da empresa Rosa

O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) denunciou a grave situação da falta de ônibus nas comunidades rurais de Feira de Santana na manhã desta quinta-feira (28), durante sessão da Câmara Municipal. “O transporte coletivo do nosso município, enquanto sistema está podre. Esse episódio agora, onde as comunidades rurais de Feira de Santana precisaram ocupar a garagem da empresa Rosa pra reivindicar o óbvio, reivindicar que tenham ônibus na sua comunidade, isso só foi a gota d’água [..] Não se trata de mobilização nem pra melhorar o sistema, vejam onde nós chegamos, a manifestação é pra garantir aquilo que é o básico, ter ônibus na comunidade”, afirmou o vereador.

Moradoras e moradores da zona rural de Feira de Santana seguem ocupando a saída da garagem da empresa Rosa desde a madrugada de terça para quarta-feira (27), em protesto pela retirada de quatro linhas que atendiam os distritos: São José via Carro Quebrado, Candeia Grossa, São José via Fazenda Morro e Santa Quitéria.

As linhas eram operadas pela empresa Rosa, mas foram suspensas e passaram a ser operadas pela São João. No entanto, esta empresa também parou de operar as referidas linhas, gerando protestos ao longo da semana. Na última segunda-feira (25) manifestantes passaram o dia em frente à Prefeitura, à espera de um posicionamento oficial que não veio. No dia seguinte a Prefeitura enviou ao movimento uma resposta vaga, não chegando nem mesmo a marcar um momento de reunião. Foi quando as comunidades decidiram fazer a ocupação, bloqueando a saída de ônibus da garagem da empresa.

Na tarde da quarta-feira (27/10/2021), uma comissão com representantes do movimento, junto com o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que tem acompanhado as mobilizações, foi recebida por uma equipe da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para uma reunião. Estiveram presentes Carlos Rodolfo Suzart Ferreira Jr., chefe de Gabinete do Prefeito, André Akio, diretor de Transporte, e Elimar Luiz de Oliveira Jr., Diretor de Planejamento e Estatística. Entretanto, após cerca de 3h de reunião, o impasse permaneceu e nada de resolutivo foi apresentado como resposta à demanda das comunidades rurais, que decidiram pela manutenção da ocupação.

No final da manhã desta quinta-feira, unidades da polícia militar e a SMTT foram até a garagem da empresa Rosa, para realizar uma tentativa de desocupação que não chegou a se concretizar. Os vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL), Ivamberg (PT) e Silvio Dias (PT) se deslocaram até o local, e inconsistências foram apontadas na liminar concedida pelo juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, de forma que a polícia não atendeu o cumprimento. A disposição das pessoas é de permanecer na ocupação até que as linhas sejam reestabelecidas.

Leia +

Governo Colbert Martins comenta crise no transporte público de Feira de Santana e nota emitida pela Viação Rosa informando sobre pedido de rescisão contratual 

Viação Rosa informa que ajuizou ação para rescindir contrato com a Prefeitura de Feira de Santana e que transporte na zona rural é de responsabilidade das vans; Empresa afirma existir concorrência desleal na mobilidade urbana

Ônibus da Rosa e São João retomam circulação regular das linhas de transporte público de Feira de Santana, diz Governo Colbert Martins; Terminais de transbordo estão abertos para a integração de usuários nas 109 linhas

Manifestantes desocupam garagem da Rosa, mas sindicato impede saída dos ônibus, diz Governo Colbert Martins; ‘Carta Aberta à Sociedade’ é divulgada por Movimento; Crise na Mobilidade Urbana de Feira de Santana persiste

Prefeito Colbert Martins revela elementos da crise do transporte público de Feira de Santana e soluções adotadas; Confira vídeo

Governo Colbert Martins decreta intervenção parcial no transporte urbano de Feira de Santana e na ‘Via Feira’

Prefeitura é surpreendida com manifestação impedindo a circulação de ônibus da Rosa, diz Governo Colbert Martins; Crise na Mobilidade Urbana de Feira de Santana é agravada

Falta de transporte urbano afetou a rotina da população de Feira de Santana, diz Governo Colbert Martins

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.