Pré-candidata à presidência da OAB Bahia participa de encontro com mulheres advogadas em Feira de Santana; Daniela Borges destacou os desafios de gênero

Daniela Borges, pré-candidata à presidência da OAB Bahia.
Daniela Borges, pré-candidata à presidência da OAB Bahia.

A pré-candidata à presidência da OAB da Bahia, Daniela Borges, participa nesta quinta-feira (21/10/2021), às 18 h, em Feira de Santana, de um encontro com mulheres advogadas da cidade. O evento acontece no Multiplace do Boulevard Shopping, e vai contar também com as presenças dos pré-candidatos a presidente e vice da subseção local, Raphael Pitombo e Lorena Peixoto.

Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges tem como uma de suas bandeiras a luta pela paridade de gênero na OAB. A conquista foi alcançada em dezembro do ano passado, quando o Conselho Federal aprovou a política de paridade de gênero já para as eleições deste ano, que, na seccional baiana, acontecem no dia 24 de novembro.

Daniela reforça que a conquista se deu pelo esforço e protagonismo das mulheres advogadas e o apoio de homens aliados. “Na Bahia, antes mesmo de ser obrigatório, já tínhamos uma gestão com paridade de gênero. Isso reforçou nossa luta no Conselho Federal, pois pudemos aliar o discurso à prática”, destaca a pré-candidata.

Hoje, o número de mulheres inscritas na OAB já é maior que o de homens, tanto no cenário nacional, quanto na Bahia. “As mulheres advogadas já representam mais da metade das 68.907 mil inscrições na nossa seccional. A paridade de gênero é uma forma de termos mais representatividade em nossa instituição”, afirma Daniela, lembrando que as eleições deste ano também terão cotas raciais.

Para a pré-candidata, a advocacia enfrenta desafios que se impõem sobre todos os profissionais, independente do gênero, mas ela reitera que as mulheres encaram desafios a mais nessa jornada. “A OAB, enquanto instituição de fortalecimento e valorização da advocacia, precisa olhar para todos esses desafios, reconhecendo a pluralidade que temos em nossa profissão. É por isso que é fundamental termos um olhar para as demandas das mulheres advogadas, da advocacia negra e de todos os grupos e segmentos que encaram desafios específicos. Somente dessa forma poderemos, de fato, lutar por uma advocacia mais forte e valorizada”.

Daniela Borges tem como pré-candidata a vice a advogada Christianne Gurgel. É a primeira vez na história da OAB da Bahia que duas mulheres concorrem aos dois cargos da linha de frente da instituição. Essa pode ser também a primeira vez que a seccional baiana tenha uma mulher na presidência.

Pré-candidato à reeleição da subseção de Feira de Santana, Rapahel Pitombo destaca que o encontro desta quinta-feira é um momento para reafirmar o compromisso com as mulheres advogadas. “É um encontro de grande importância dado o papel que as mulheres exercem dentro da Ordem, nos espaços diretivos e em toda a sociedade. Em Feira de Santana, não é diferente, a exemplo da Comissão da Mulher Advogada da subseção, presidida por Lorena Peixoto, cujo reconhecimento ultrapassa, inclusive, os espaços institucionais”, afirma.

Já a pré-candidata a vice-presidência da subseção, Lorena Peixoto, reforça que o objetivo do encontro é fomentar a representatividade feminina na advocacia, a partir do apoio às pré-candidaturas de Daniela Borges e Christianne Gurgel à seccional. “A aliança que temos aqui em Feira de Santana com Daniela e Christianne representa uma parceria que dá certo, pois existe confiança e credibilidade. Acreditamos em um trabalho de cooperação e união de advogadas e advogados para realizar os enfrentamentos necessários em prol do nosso objetivo maior, que é podermos viver dignamente de nossa profissão”.

Na sexta-feira, Daniela cumpre agenda ainda nas cidades de Conceição do Coité e Serrinha, onde tem encontros com a advocacia local.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114870 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.