No final de 2020, 27.8% dos estrangeiros residindo em Portugal eram brasileiros

Lisboa, capital de Portugal.
Lisboa, capital de Portugal.

Com um total de 662.095 cidadãos, Portugal atinge o quinto ano consecutivo de aumento de sua população estrangeira. Os brasileiros constituem, de longe, o maior demografico de cidadãos estrangeiros representando quase 30% do total (quais sejam, 183.993 cidadãos), seguidos do Reino Unido, Cabo Verde e Romênia, com 46.238, 36.609 e 30.052, respectivamente.

As regiões mais procuradas pelo demográfico estrangeiro são Lisboa, Faro e Setúbal, com cerca de 68% dos estrangeiros inscritos nestas áreas. Lisboa tem a maior comunidade brasileira no país, com 119.363 brasileiros residentes na cidade. Não é surpresa para ninguém que dentre essas 3 cidades Lisboa oferece o aluguel médio mais caro (estimado, no segundo semestre de 2021, em 1.272 euros mensais). Mas isso não se dá somente ao fato da riqueza, modernidade, comida e cultura da cidade, mas também pela acessibilidade (mais de 120 rotas áreas), versatilidade e oferta de trabalho (aluguéis são mais caros, mas os salários também são mais altos).

Das três regiões mais procuradas pelos estrangeiros, Setúbal oferece o aluguel médio mais acessível, que é 40% menor do que o de Lisboa (cerca de 772 euros mensais). Por isso que, apesar de não ser uma metrópole tão versátil quanto a capital, Setúbal ainda sim oferece a cultura, a comida lindas paisagens, capaz de competir com as demais cidades requisitadas. Setúbal, na verdade, situa-se na zona metropolitana de Lisboa e fica a apenas 48 quilómetros da capital, sendo uma alternativa acessível para quem pretende trabalhar em Lisboa.

Ampliar a elegibilidade para assistência financeira e oferecer vistos de trabalho para pessoas cuja língua nativa é o português foram as estratégias mais bem sucedidas utilizadas pelo governo português nos últimos anos. Um dos motivos mais em foco do governo no momento é ter mais brasileiros no interior do país, onde a população vem diminuindo quase exponencialmente. Um dos modos pelos serão feitas essas mudanças para o leste do país foi a reforma do famoso esquema do Golden Visa, que entra em vigor a partir de janeiro de 2022 removendo áreas de alta densidade como Lisboa e Porto, e reduzindo os valores condicionais de investimento imobiliário para áreas com grande diminuição populacional do interior. Os brasileiros também têm direito a uma ajuda financeira de cerca de € 5 mil para viabilizar uma mudança para uma região do interior. O governo português não está de fato medindo esforços para reequilibrar sua população e restaurar áreas quase abandonadas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120613 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.