NEOJIBA comemora 14 anos com inauguração de novo espaço cultural em Salvador e concertos com público

Cartaz anuncia programação de shows em homenagem aos 14 anos de fundação do NEOJIBA.
Cartaz anuncia programação de shows em homenagem aos 14 anos de fundação do NEOJIBA.

O mês de outubro será de comemorações no NEOJIBA. O programa social do Governo da Bahia completa 14 anos no próximo dia 20 e irá celebrar o aniversário com uma extensa programação, que contará com eventos presenciais e online entre os dias (02/10) e (24/10/2021). Motivos não faltam para festejar. Ao longo da sua história, os Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia transformaram a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens de todo o estado e tornaram-se uma referência nacional e internacional na promoção do desenvolvimento social por meio da música.

Dentre os destaques da programação, está a inauguração de um novo espaço cultural em Salvador, a Arca NEOJIBA. Localizada no Parque do Queimado, na Liberdade, sede do programa, a Arca estará aberta a todos os talentos da comunidade, de diferentes linguagens artísticas. O espaço foi contemplado no edital de financiamento coletivo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Na primeira apresentação, no dia 16/10, às 16h30, estarão no palco integrantes do NEOJIBA e convidados, como o grupo de arte popular A Pombagem. O evento contará com a presença do público e seguirá todos os protocolos vigentes de prevenção à COVID-19, assim como as demais apresentações presenciais.

As comemorações dos 14 anos do programa também serão marcadas por outra estreia. Será a primeira vez que o Coro Juvenil do NEOJIBA irá encenar uma ópera. A peça escolhida foi “Dido e Enéas”, do compositor britânico Henry Purcell, considerada uma das maiores obras do período barroco. Serão quatro apresentações, com direção de Márcio Meirelles e coordenação da maestrina Lucie Barluet, nos dias 23 e 24/10, com sessões às 11h e 16h, no Teatro Vila Velha. Os espetáculos também contarão com a presença do público.

O Teatro Castro Alves, por sua vez, voltará a abrigar as orquestras do NEOJIBA pela primeira vez desde o início da pandemia. A Orquestra 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves irão apresentar peças de Tchaikovsky, Saint-Saëns, Villa-Lobos, Carlos Gomes e Caetano Veloso. O concerto acontecerá no dia 17/10, às 17h, e será transmitido ao vivo pelas páginas do NEOJIBA no Facebook e no Youtube.

Os integrantes do programa também irão se apresentar numa série de recitais no Parque do Queimado, abertos ao público. Os ingressos de todas as apresentações presenciais estarão disponíveis gratuitamente no Sympla na véspera da realização dos eventos. O Parque abrigará ainda a transmissão ao vivo do musical “Os Saltimbancos”, com vídeos gravados por integrantes dos núcleos do programa em Salvador e no interior da Bahia. Serão duas lives voltadas especialmente para as crianças, nos dias  9 e 10/10, às 11h, transmitidas pelo Facebook.

Além dos eventos públicos, a programação de aniversário terá encontros internos para os integrantes e instrutores do NEOJIBA, como o que abre as comemorações de aniversário, no dia 2/10. Pela manhã, serão apresentados e debatidos os resultados da pesquisa interna realizada com as crianças, adolescentes e jovens atendidas pelo programa.

O Aniversário de 14 anos do NEOJIBA é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola. O NEOJIBA é um programa social do Governo da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM).

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116925 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.