Manifestantes desocupam garagem da Rosa, mas sindicato impede saída dos ônibus, diz Governo Colbert Martins; ‘Carta Aberta à Sociedade’ é divulgada por Movimento; Crise na Mobilidade Urbana de Feira de Santana persiste

Protesto comprometeu as 109 linhas do transporte público urbano de Feira de Santana.
Protesto comprometeu as 109 linhas do transporte público urbano de Feira de Santana.

Manifestantes que ocupavam a frente da garagem da concessionária Rosa deixaram o local na noite desta sexta-feira (29/10/2021). Com a saída do grupo, o acesso já está livre para retomada da operação.

No entanto, representantes do sindicato dos rodoviários estão, neste momento, impedindo a saída dos veículos. Eles alegam questões de segurança de cobradores e motoristas.

A Prefeitura de Feira de Santana foi surpreendida com a manifestação que comprometeu as 109 linhas de transporte do município, no início da manhã de quarta-feira (27), informou Governo Colbert Martins.

Neste período, a administração municipal vem buscando o diálogo na tentativa de assegurar a normalidade no sistema do transporte público urbano.

Movimento em defesa do transporte público na Zona Rural divulga carta aberta à sociedade feirense

Em mobilização ao longo de toda a semana, moradoras e moradores de comunidades rurais de Feira de Santana reivindicam a retomada das linhas de ônibus que servem distritos. São quatro linhas suspensas, deixando as comunidades atendidas praticamente sem transporte, uma vez que as vans não dão conta da demanda.

Mesmo com a realização de uma manifestação em frente à Prefeitura na última segunda-feira (25/10/2021), as linhas não foram retomadas e a prefeitura sequer marcou a data para uma reunião que tratasse do tema. Diante disso, a decisão das comunidades mobilizadas foi pela ocupação da saída da garagem da empresa Rosa até que a situação seja resolvida. Uma reunião realizada na tarde de quarta-feira (27/10) com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e com a chefia de Gabinete do Prefeito não foi resolutiva, e ainda não há sinalização de que a reivindicação seja atendida.

Diante do impasse, a disposição das pessoas é de permanecer na ocupação, pela reivindicação da garantia do seu direito ao transporte. Segue a “Carta Aberta à Sociedade Feirense”, elaborada pelo Movimento em defesa do transporte público da Zona Rural e divulgada nesta quinta-feira (28/10).

Carta Aberta à Sociedade Feirense

Viemos por meio desta, retratar o descaso e o racismo do poder público municipal com os moradores e trabalhadores da zona rural e comunidades quilombolas de Feira. Estamos no terceiro dia movimento e segundo dia de acampamento em frente a garagem da empresa Rosa reivindicando o nosso direito ao transporte público de qualidade.

Até o momento, o governo municipal tem adotado uma postura de criminalização do nosso movimento e de condescendência com as empresas, se eximindo de cobrar destas o cumprimento do contrato e da obrigação de garantir as linhas de ônibus para as nossas comunidades.

Sabemos que o bloqueio da garagem da empresa citada atinge a população feirense, mas foi a única alternativa encontrada pelo movimento para chamar a atenção do governo para nosso problema, o qual também atinge grande parte do nosso povo, que são os trabalhadores do campo e da cidade.

Por isso estamos aqui para esclarecer toda a população feirense que é uma luta de todos nós. Pedimos que abracem essa causa, e não acreditem nas tentativas do governo em descaracterizar nosso movimento, que é do povo e não partidário.

A todo tempo temos tentado diálogo e eles não apresentam uma proposta que atendam nossas reivindicações, só suspenderemos o movimento mediante reivindicação atendida e oficializada.

Cordialmente: Movimento em defesa do transporte público da Zona Rural.

Leia +

Governo Colbert Martins comenta crise no transporte público de Feira de Santana e nota emitida pela Viação Rosa informando sobre pedido de rescisão contratual 

Viação Rosa informa que ajuizou ação para rescindir contrato com a Prefeitura de Feira de Santana e que transporte na zona rural é de responsabilidade das vans; Empresa afirma existir concorrência desleal na mobilidade urbana

Ônibus da Rosa e São João retomam circulação regular das linhas de transporte público de Feira de Santana, diz Governo Colbert Martins; Terminais de transbordo estão abertos para a integração de usuários nas 109 linhas

Manifestantes desocupam garagem da Rosa, mas sindicato impede saída dos ônibus, diz Governo Colbert Martins; ‘Carta Aberta à Sociedade’ é divulgada por Movimento; Crise na Mobilidade Urbana de Feira de Santana persiste

Prefeito Colbert Martins revela elementos da crise do transporte público de Feira de Santana e soluções adotadas; Confira vídeo

Governo Colbert Martins decreta intervenção parcial no transporte urbano de Feira de Santana e na ‘Via Feira’

Prefeitura é surpreendida com manifestação impedindo a circulação de ônibus da Rosa, diz Governo Colbert Martins; Crise na Mobilidade Urbana de Feira de Santana é agravada

Falta de transporte urbano afetou a rotina da população de Feira de Santana, diz Governo Colbert Martins

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120852 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.