Lauro de Freitas: Fé e devoção marcaram edição 2021 da festa em homenagem a São Francisco de Assis

Devotos de São Francisco de Assis prestam homenagem e participam de festa em Lauro de Freitas.
Devotos de São Francisco de Assis prestam homenagem e participam de festa em Lauro de Freitas.

Eram pouco mais de 9h da manhã deste domingo (17/10/2021) quando a imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da Colônia de Pescadores de Buraquinho, deixou o Terreiro São Jorge Filho da Gomeia e percorreu as principais avenidas do Bairro de Portão, carregada por pescadores, marisqueiras e filhos do terreiro, até ser embarcada no Rio Joanes, nas proximidades do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, em direção à Praia de Buraquinho, cumprindo uma tradição de 70 anos.

A passagem do santo, embalada pelas fanfarras, levou emoção às ruas. De mãos apontadas para o andor, Sandra Barbosa pedia proteção com lágrimas nos olhos. “Minha família é toda muito devota de São Francisco, especialmente uma tia minha que faleceu este ano. É ele que dá o pão de cada dia a gente, São Francisco traz a paz, ele é o santo dos pobres. Estou muito emocionada porque lembro muito de minha tia Anita, que era muito devota dele e todos os anos ficava na janela aqui em Portão esperando ele passar. Salve São Francisco e que ele continue intercedendo por nós,” declarou Sandra.

De acordo com André Pereira, secretário municipal de Cultura e Turismo, além da importância histórica do evento, a festa marca também o início da retomada das atividades culturais com o arrefecimento da pandemia do novo coronavírus, especialmente as mais tradicionais. O santo foi recebido com uma salva de fogos na Praia de Buraquinho, onde a manifestação chamou a atenção de banhistas que ocupavam as areias da praia.

A tradição da festa também foi destacada por Anderson Santana de Assis, presidente da Colônia de Pescadores de Buraquinho. “Esta é uma festa que a cada ano vem melhorando e agradando não só a nós pescadores, mas toda a comunidade. São muitos devotos do nosso São Francisco, protetor dos animais. A gente vem fazendo essa homenagem há mais de 70 anos e não vamos parar por aí, vamos melhorando e investindo cada vez mais em parceria com a Prefeitura e com a Secretaria de Cultura.

Esta será a primeira edição do evento desde o início da pandemia, em março de 2020. A festa era caracterizada por samba, muita música e diversão. Para este ano, a organização optou por um evento menor, com todos os protocolos de segurança como determinam as ações de combate ao Covid-19, de acordo com Anderson Assis.

A celebração a São Francisco de Assis é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Lauro de Freitas, e está inscrita no Calendário de Festas Populares do município. O combate a pandemia fez com que o evento passasse por ajustes, com a suspensão da apresentação de bandas para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114865 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.