Iane Gonzaga é a primeira mulher promovida pelo Selo Educadora FM Independente

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Álbum reúne canções autorais que dialogam com noções de pertencimento, origens e relação entre corpo e território.
Álbum reúne canções autorais que dialogam com noções de pertencimento, origens e relação entre corpo e território.

Cantora, compositora e musicista com mais de 10 anos de trajetória na música, a artista Iane Gonzaga terá seu primeiro álbum promovido pelo Selo Educadora FM Independente. A iniciativa divulga lançamentos independentes de álbuns ou EPs, através da articulação entre a Rádio Educadora FM, a TVE e as redes sociais das emissoras públicas baianas. O lançamento do EP “Territorialmente”, acontece na rádio no dia 14 de outubro de 2021, no programa Especial das Seis. O álbum reúne canções autorais que dialogam com noções de pertencimento, origens e relação entre corpo e território.

A primeira cantora selecionada para participar do projeto Selo Educadora FM Independente iniciou sua carreira fazendo voz e violão em bares e espaços culturais de Salvador, passou por bandas e grupos locais como vocal e musicista até formar em 2019 um projeto com banda, onde circulou um repertório autoral pelas cidades de Salvador, Santo Amaro e Cachoeira. Em 2021 lança seu primeiro EP “Territorialmente”.

Iane tem composições que tratam da mulher, da negritude, das relações e acontecimentos de sua vida, aterradas em sonoridades afrodiaspóricas, firmadas no samba, ijexá e no reggae. O título do EP combina diversas palavras que são como guias no trabalho da compositora: terra e território como noção de pertencimento; orí, termo em iorubá que está ligado à sua ancestralidade e existência; mente que dá sentido ao pensamento criativo.

O EP tem produção musical do músico e arranjador Jordi Amorim. “Territorialmente” também conta com a assinatura de Jordi no baixo, teclados e sax soprano; participação de Felipe Guedes na bateria, percussão e sopros; de Gabriel Telles na guitarra e Arthur Malaquias na percussão. A produção executiva é da Coliga Produções e distribuição pela Musequal.

A promoção do álbum da artista acontece na semana entre 11 a 17 de outubro durante toda programação da rádio, na TVE e nas redes sociais, com destaque para o Especial das Seis no dia 14/10, entrevista com a cantora no programa Multicultura no dia 15/10/2021, às 12 horas. Iane ainda lança na mesma semana a campanha #ManifesteAmorPelaSuaPreta que fala do afeto usando a sua música “Meu Bem”, para que os ouvintes e fãs manifestem amor pela sua namorada, mãe, avó, amiga, mulher preta.

Para solicitar o apoio do projeto, os interessados devem acessar o site da Rádio Educadora FM (https://www.educadorafm.ba.gov.br), clicar em Selo Educadora Independente, preencher o formulário e apresentar os materiais.

Entre os 14 artistas, serão selecionadas 7 mulheres e 7 homens, cis ou transgênero, condicionados à existência de propostas habilitadas. Serão selecionados, no mínimo, 8 artistas negros ou afrodescendentes e indígenas. No caso de grupos musicais serão considerados gênero e etnia da liderança (do grupo musical).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113621 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]