Grupo garagem comemora 40 anos com show no Vale do Capão

Cartaz anuncia Show do grupo 'Garagem' em comemoração aos 40 anos de carreira.
Cartaz anuncia Show do grupo 'Garagem' em comemoração aos 40 anos de carreira.

Referência da música instrumental na Bahia, o grupo GARAGEM, fundado em 1981, em Salvador, realiza uma apresentação especial em comemoração aos seus 40 anos de existência, no Anfiteatro da Pousada do Capão, no Vale do Capão, Chapada Diamantina.

O show marca o encontro dos 5 músicos que já integraram a banda, desde sua formação original composta por Rowney Scott (sax), Ivan Bastos (baixo) e Ivan Huol (bateria); acrescidos das participações especiais que também já integraram o grupo: Mou Brasil (guitarra) e Luizinho Assis (teclado).

Para o fundador do grupo, Rowney Scott, “Mesmo com pouca atividade nos últimos anos, cada um com outros projetos borbulhando, resolvemos dar uma parada para nos reencontrar e celebrar os 40 anos do GARAGEM no Vale do Capão, ensaiando nossas músicas para, no dia 6 de novembro de 2021, fazendo um show no lindíssimo anfiteatro da Pousada do Capão”.

Manter ativo um grupo dedicado à música instrumental é uma atitude quixotesca, permeada de sonhos e ideais. Em suas apresentações, o GARAGEM executa composições próprias e interpreta clássicos da MPB e canções ligadas às tradições musicais da Bahia, trazendo para o Jazz ritmos e estilos diversos, como baião, salsa, samba, frevo e balada, sempre com o seu estilo sereno e audaz.

No show de 30 anos, no Teatro Castro Alves, o GARAGEM realizou um concerto comemorativo com a participação da Orquestra Sinfônica da Neojiba e a Orkestra Rumpilezz. Para marcar os 40 anos, em meio à Pandemia, o grupo escolheu o refúgio do Vale do Capão, realizando um espetáculo com a presença de público, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid.

O Anfiteatro da Pousada do Capão tem capacidade para 300 pessoas, e com a venda dos ingressos à R$ 30,00 (preço promocional único), através da Plataforma PagSeguro, pretende-se cobrir os custos com a realização do evento. Para Emmanoel Requião, proprietário do espaço, “Estar retomando as atividades culturais, mesmo com as restrições auto impostas, é uma grande alegria. A alma respira no encontro com a arte. Para a Pousada do Capão, estar iniciando a abertura do espaço cultural ao mesmo tempo que recebemos o Grupo Garagem, com sua qualidade artística e musical, é um sinal que melhores tempos virão. É uma grande honra e alegria que essa data seja de comemoração. Parabéns Grupo Garagem.”.

O encontro será um momento de fortalecimento das relações afetivas, históricas e musicais. Música e amizades preciosas não são coisas que se descartam com o tempo, principalmente nos dias de hoje, de obscurantismo e de terra arrasada. Mas a terra ainda dá sinais de muita força e as pessoas regidas pelo bem querer à arte, à diversidade e ao respeito a todes, também estão vivas e fortes. E é por isso que o GARAGEM celebra sua música e suas amizades, que completam incríveis 40 anos.

História

Formado por Rowney Scott, Ivan Bastos e Ivan Huol, o Garagem nasceu em 1981 em Salvador, com a proposta de fazer música instrumental improvisada, tendo na música popular brasileira sua maior inspiração. Em 1989 o grupo lançou seu primeiro LP, “Garagem ao Vivo”. Dois anos depois gravaria seu primeiro CD, também independente: “Kokoro no Uta”. Em 1998 lançou o CD “Courana”, um trabalho de pesquisa onde o grupo buscou no folclore baiano inspiração para mais uma viagem jazzística. O disco resgata pérolas do folclore, como “Marinheiro Só” e “Sai ô Piaba”, e apresenta melodias pouco conhecidas, como “Linda Entre Mil” e “Courana”.

Em todo esse período o Garagem participou de importantes festivais no Brasil, como o Free Som – em 1988 e em 1991, em São Paulo e Rio de Janeiro; e o Festival de Jazz do Capão, em 2010. Já as apresentações internacionais incluem performances em Los Angeles, no CalArts World Music Festival, no Ponana Souk, no Pomona College e no MIT. Na Bahia tocou em casas noturnas, teatros e em sete edições do Festival de Música Instrumental, além da participação no projeto no Mercado Cultural e no Acarajazz. No projeto Jazz no Pelô, o grupo sempre convidava para dividir o palco com ele um nome importante da música instrumental brasileira, possibilitando uma troca constante com diferentes artistas. Em junho de 2008 fez uma participação especial no show de Bobby McFerrin no Teatro Castro Alves e em dezembro do mesmo ano se apresentou no Projeto Natal do Pelô. Em 2009 tocou no Projeto Espicha Verão no Vale do Capão e nas comemorações dos 10 anos da JAM no MAM, projeto que também conta com o trio na formação da sua Banda Base – além de ter o baterista Ivan Huol como diretor musical.

Rowney Scott: Saxofonista, professor da Escola de Música da UFBA, membro da Orkestra Rumpilezz e da banda base da Jamnomam, já atuou com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Arnaldo Antunes, Ivete Sangalo, entre outros. É diretor artístico e curador do Festival de Jazz do Capão

Ivan Bastos

Baixista, compositor e arranjador, é Professor da Escola de Música da UFBA e membro fundador Jamnomam. Ivan é o principal compositor do Garagem.

Ivan Huol

Baterista, percussionista, produtor musical, criador da Jamnomam e do Microtrio, Huol é um fomentador cultural da cidade de Salvador há 40 anos.

Mou Brasil

guitarrista, violonista, compositor, improvisador, com dois discos gravados solo, já atuou com Gal Costa e Caetano Veloso. É uma das principais referências da guitarra jazzística no Brasil, tendo influenciado várias gerações de músicos ao longo das décadas.

Luizinho Assis

pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical, já atuou com importantes artistas e grupos, como Daniela Mercury e Margareth Menezes, além de desenvolver seu próprio trabalho instrumental, com composições autorais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.