Governador Rui Costa é recebido pelo secretário de Governo da Alemanha e firma compromisso para futuros investimentos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Governador Rui Costa participa de reunião com Thomas Bareis, secretário de Governo da Alemanha.
Governador Rui Costa participa de reunião com Thomas Bareis, secretário de Governo da Alemanha.

O governador Rui Costa foi recebido pelo secretário de Estado do Ministério de Economia e Energia alemão, Thomas Bareis, para tratar de financiamentos a novos projetos de produção de energia limpa na Bahia. Durante o encontro, nesta segunda-feira (18/10/2021), Rui apresentou o potencial eólico e solar baiano e os planos para o uso desse tipo de energia no suprimento de sistemas de irrigação da agricultura familiar, bem como a possibilidade do aproveitamento de biomassa gerada por esses produtores.

“Precisamos de canais de financiamento mais ágeis e acessíveis, e o governo alemão pode nos ajudar permitindo que os pequenos agricultores baianos tenham acesso a essa tecnologia”, explicou o governador. Na reunião, também foram tratados possíveis financiamentos para instalação de usinas de hidrogênio verde que, de acordo com o secretário alemão, são prioridades dos europeus.

“Diante da importância que a Alemanha dá à energia renovável e às ótimas pré-condições baianas, são concretas as possibilidades de fazermos parcerias de financiamento a esses projetos. A Alemanha tem um grupo de trabalho governamental focado nesse tema e vamos levar essas propostas para construir uma cooperação muito estreita com a Bahia”, afirmou Thomas.

A comitiva baiana também se reuniu com empresas que têm interesse em investir no novo aeroporto de Porto Seguro. Entre elas, o grupo Hirmer, que cuida do aeroporto de Munique, reafirmou o desejo de participar da licitação e inclusive já está desenvolvendo um projeto para isso. “Será um importante aeroporto que vai intensificar o turismo do extremo sul da Bahia. No início do ano que vem, faremos o leilão e licitaremos este grande investimento para o estado”, disse Rui.

Pela manhã, o governador se reuniu com executivos da Siemens Energy, líder do mercado de pesquisa, produção e transmissão de energias renováveis, que já investe na Bahia por meio da Siemens Gamesa. A empresa apresentou projetos de novos tipos de energia, como o hidrogênio verde, e pretende estreitar laços com o estado, que tem capacidade para receber projetos desse novo combustível.

A comitiva ainda foi recebida pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, que se comprometeu a ajudar a Bahia na consolidação desses investimentos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123134 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.