Fotos icônicas de Silvio Santos são compradas por R$ 16 mil em leilão de NFT´s

Ação disponibilizou quatro imagens emblemáticas do apresentador Silvio Santos, em diversas atrações transmitidas pelo SBT ao longo dos seus 40 anos.
Ação disponibilizou quatro imagens emblemáticas do apresentador Silvio Santos, em diversas atrações transmitidas pelo SBT ao longo dos seus 40 anos.

Na última quinta-feira, (30/09/2021), às 17 horas, foi encerrado oficialmente os leilões de parte do acervo de imagens via NFT (“Token não-fungível”, em tradução livre) do SBT, em ação inédita realizada em parceria com a empresa InspireIP, que, através de tecnologia desenvolvida, possibilita a transformação de produtos digitais em NFT, permitindo que ele seja transferido ou vendido em um marketplace próprio ou em outros marketplaces existentes.

A ação, a primeira realizada por uma emissora de televisão no Brasil, disponibilizou quatro imagens emblemáticas do apresentador Silvio Santos em diversas atrações transmitidas pelo SBT ao longo dos seus 40 anos: Onde tudo começou – 1981; De casa nova – 1996; Topa Tudo por Dinheiro – 1992 e a Teleton – 1998.

A iniciativa foi um grande sucesso e obteve 85 lances no total, com todas as quatro imagens vendidas e cerca de 16 mil reais arrecadados.

O NFT de maior valor foi a imagem de Silvio Santos molhado no palco do icônico programa ‘Topa Tudo por Dinheiro’, vendida por 8 mil reais, ou 1.300 MATIC.

“De casa nova” foi vendida a R﹩4.298,00 (700 MATIC), “Onde tudo começou” por R﹩2.701,60 (440 MATIC) e “Teleton” por R﹩1.228,00 (200 MATIC).

Segundo Caroline Nunes, CEO da InspireIP, a ação realizada em parceria com o SBT foi uma vitória para a comunidade de blockchain do Brasil.”A iniciativa foi incrível, e o resultado superou o esperado. Tanto pelo valor arrecadado, quanto pelo número de lances e participantes. O SBT saiu na frente, garantindo o pioneirismo de fazer uma campanha usando NFTs. Os tokens foram criados na plataforma da InspireIP de forma completamente descentralizada, e pagos com criptomoedas. Todos os lances, NFTs e transferências estão registrados para sempre na blockchain da Polygon”, destacou executiva que é advogada e mestre em Propriedade Intelectual pela University of Southern California, nos EUA.

Foi gerado somente 1 NFT para cada imagem, o que torna o objeto ainda mais exclusivo.

Os lances foram feitos via MATIC, uma criptomoeda, sendo o valor inicial de cada imagem, convertido para reais, de R﹩ 40 e o incremento para cada lance R﹩ 10. As compras foram realizadas via cartão de crédito pela carteira Metamask. Após a compra, o arrematante somente teve a posse do NFT registrado na blockchain, o que não dá o direito de explorar o item comercialmente, podendo apenas revender no marketplace.

O NFT funciona como um certificado digital estabelecido por meio de um protocolo de segurança (blockchain), que define originalidade e exclusividade aos bens digitais. Eles podem ser aplicados a qualquer item digital, como fotos, jogos, músicas, GIFs, textos, entre outras milhares de opções.

Sobre a InspireIP

A InspireIP Collectibles é um mercado para bens digitais, incluindo colecionáveis, itens de jogos, arte digital e outros ativos digitais que são sustentados por uma blockchain, como o Ethereum. No InspireIP, as pessoas podem comprar, vender e negociar qualquer um desses itens com qualquer pessoa no mundo. O InspireIP também é um mercado descentralizado. A negociação acontece por meio de um contrato inteligente, o que significa que nenhuma autoridade central jamais detém a custódia de seus itens. Em vez disso, os usuários armazenam itens em sua carteira Metamask.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120547 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.