Feira de Santana: Museu Casa do Sertão e o Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste Anjuká celebram edição 2021 do Mês da Criança

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Exposição Virtual Memórias, Brinquedos e Brincadeiras Indígenas é promovida pelo Museu Casa do Sertão e o Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste Anjuká.
Exposição Virtual Memórias, Brinquedos e Brincadeiras Indígenas é promovida pelo Museu Casa do Sertão e o Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste Anjuká.

O Museu Casa do Sertão e o Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste, entidades da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), promovem, no espaço virtual, a mais recente produção em celebração ao mês da criança. Para a ocasião, é apresentado o colaborativo processo curatorial da Exposição Virtual Memórias, Brinquedos e Brincadeiras Indígenas.

A mostra que propõe um passeio pelos diferentes territórios das nações Tumbalalá-BA, Atikum-PE, Truká-PE, Tuxá-BA e Pankararu-BA; percorre as diferentes expressões do lúdico, reunidas em registros audiovisuais coletados pelos estudantes indígenas da Uefs, via celular. Com o projeto se inicia o processo de inventário participativo imaterial sobre o ato de brincar nas comunidades, revelando assim, um rico acervo audiovisual, composto por relatos e histórias de vida, visões Inter geracionais e ritmos, num vigoroso panorama reflexivo sobre a produção cultural indígena e seus potenciais intercâmbios para a valorização das diferentes expressões patrimoniais.

O objetivo é pensar “o tempo de brincar” enquanto dispositivo de memória e expositivo, destacando nessas riquíssimas práticas cotidianas, aspectos tão, ricos e fundamentais à formação humana como a criatividade e a interação, visto que “é brincando que se apreende e esboça valores entre pessoas e o ambiente”.

Confira a exposição virtual no endereço:

https://memoriaebrincadeir.wixsite.com/my-site-4

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113625 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]